Publicado em 30/04/2010
A herderite não constitui uma fonte importante de berílio, apesar do seu elevado teor neste elemento, pois a sua ocorrência é globalmente muito limitada. Apresentamos, contudo, as aplicações gerais do Be sob a forma metálica e em compostos de Be.
Fonte de Berílio: forma metálica, na forma de berília (óxido de berílio) e em ligas.
O berílio é um metal muito leve usado em ligas de altíssima resistência para a indústria nuclear (reactores) e a aeronáutica. É um metal estratégico para a indústria da Defesa. As ligas de Cu-Be são caracterizadas pela sua leveza, resistência, elasticidade, alta dureza e condutividade térmica e eléctrica invulgares - são utilizadas em dispositivos subaquáticos e em muitas situações em que são necessárias elevadas resistências mecânica e à corrosão.
Compostos de Be: Carbonato de Berílio, BeCO3; Acetato Básico de Berílio, Be4O(O2CCH3)6; Brometo de Berílio, BeBr2; Cloreto de Berílio, BeCl2; Fluoreto de Berílio, BeF2; Hidróxido de Berílio, Na2Be(OH)4 ; Iodeto de Berílio, BeI2; Nitrato de Berílio, Be3N2; Óxido de Berílio (Berília), BeO.
Os sais de Be são empregues no fabrico de lâmpadas fluorescentes e ampolas de raios X. Dentro das aplicações aeroespaciais, o berílio é usado no fabrico de mísseis, no equipamento eléctrico de aviões (transmissões, sistemas de travagem e de tracção, instrumentação, etc.), satélites e veículos espaciais. Na indústria biomédica é usado no fabrico de equipamento cirúrgico, de radiografia e nos lasers médicos. Na indústria eléctrica e electrónica é usado em relés, circuitos e peças - utilizados em telemóveis e ao nível informático no equipamento ligado à internet como a fibra óptica, sistemas wireless, routers, etc.
Fig. 6 – As janelas de berílio, destacadas com cor vermelha, são um componente muito sensível das ampolas de raios X. Exemplo de aplicação
no difractómetro de Raios X (letra A) do CEPGIST.
Fig. 7 – Muitos dos componentes utilizados nos reactores
nucleares contêm
berílio na sua composição. Por outro lado, o berílio é utilizado como fonte
de neutrões. Fonte: EFDA
O berilo é usado ao nível laboratorial como fonte de neutrões.
Para comentar tem de estar registado no portal.