Publicado em 30/04/2010
O elemento químico berílio encontra-se amplamente distribuído na crusta terrestre, embora quase sempre em baixas concentrações (teor médio: 2.6 ppm).
As rochas que apresentam maior concentração deste elemento são os pegmatitos, granitos, graisens, tufos riolíticos e alguns sienitos nefelínicos.
A herderite, tomando aqui o sentido mais abrangente da série herderite-hidroxiherderite, é um fosfato muito raro e surge, essencialmente, em pegmatitos graníticos fosfatados. Estes pegmatitos são geralmente do tipo LCT (Li, Cs, Ta).
A herderite forma-se, essencialmente, nas fases finais evolutivas dos pegmatitos graníticos, no domínio já considerado como hidrotermal. O mineral surge tipicamente em cavidades miarolíticas, como produto de alteração de minerais de Be mais precoces, como o berilo ou a berilonite, ou em unidades albitizadas. Normalmente, os cristais são de pequenas dimensões, mas em Minas Gerais, no Brasil, chegam a atingir mais de 10 cm de comprimento.
A herderite, em sentido restrito, é considerada extremamente rara e poderá ter uma origem mais precoce (fluidos supercríticos a hidrotermais, maior temperatura de formação e em ambientes mais ricos em flúor) do que a hidroxiherderite. A ocorrência de herderite e berilonite, com lepidolite, quartzo e elbaíte, em unidades albitizadas, é um exemplo deste tipo de associação.
São citadas também ocorrências de herderite em filões estaníferos, unidades metassomáticas (graisens com fluorite) ou em produtos de alteração supergénica de minerais primários.
Berilo, berilonite, fenacite, bavenite, quartzo, albite, microclina, moscovite, lepidolite, topázio, fluorite, apatite(CaF), turmalina (elbaíte), rútilo, zircão, calcite, siderite, minerais argilosos (ex. caulinite), pirite.
Fig. 4 - Pegmatito zonado - as zonas internas traduzem diferentes etapas da cristalização do corpo. Rocha encaixante - cinzento mais escuro na parte externa.
Para comentar tem de estar registado no portal.