Publicado em 02/03/2010
Fig. 5 – Ocorrências de Fluorite em Portugal Continental. Mapa produzido em colaboração com a
DGEG . (Outubro 2009).
As ocorrências de fluorite em Portugal, assinaladas até à data, não têm interesse
como fonte comercial de F,
dada a reduzida quantidade do mineral e a tipologia das ocorrências. A grande
maioria das ocorrências mais significativas conhecidas reporta-se a filões
mineralizados e a formações pegmatíticas, onde o mineral faz parte da ganga.
Estas localizam-se geralmente nas auréolas de metamorfismo associadas a intrusões
graníticas; por vezes, situam-se a grande distância dos afloramentos ou dos
domas graníticos não aflorantes, com os quais se estabelece um vínculo genético
(ex. Panasqueira , Vale de Gatas
, Ribeira
). Virtualmente, a maioria dos filões Sn-W da Zona Centro Ibérica e da Zona Galaico-Transmontana poderá conter pequenas quantidades de fluorite, assim como muitos corpos pegmatíticos, nomeadamente os mais enriquecidos em F. A fluorite surge também como mineral acessório em algumas rochas granitóides alcalinas.
Um número mais reduzido de ocorrências está associado a rochas escarníticas com scheelite, formadas por metassomatismo de contacto. Algumas apresentam estruturas filoneanas (região de Castelo Melhor-Escalhão) enquanto outras são do tipo estratóide (Cravezes-Mogadouro, Santa Leocádia-Armamar, S. Pedro das Águias-Tabuaço, Mina de Escalhão, etc.). As rochas encaixantes mais favoráveis para a formação destes depósitos minerais e para a formação da fluorite são de natureza carbonatada (ex. Mina do Escalhão – Barca d'Alva ).
Para além do interesse económico e científico associado à presença e abundância da fluorite num determinado contexto geológico, alguns exemplares recolhidos têm despertado muito interesse ao nível do coleccionismo e da museologia, como acontece com alguns cristais bem desenvolvidos provenientes da Mina da Panasqueira
Ocorrências em Portugal(*)
Principais ocorrências mundiais: China, México, Mongólia, África do Sul, Brasil, França, Alemanha, Argentina, Inglaterra, Áustria, Canada, Noruega, Suíça.
Para comentar tem de estar registado no portal.