Publicado em 11/03/2010
Fig. 5 – Ocorrências de Crisoberilo em Portugal Continental.
Mapa produzido em colaboração com a DGEG. (Outubro 2009).
Ocorrências em Portugal(*)
A única referência a ocorrências de crisoberilo em Portugal que encontrámos é apresentada por Gomes (1994), no seu estudo referente ao campo aplito-pegmatítico de Arga-Minho. Neste local, o mineral ocorre sob a forma acessória em paragéneses com carácter hiperaluminoso (pegmatóides e pegmatitos sobremicáceos), associações minerais onde predominam silicatos e fosfatos de alumínio. Fazem parte da associação espinelas, neste caso ricas em Zn (ganites).
No conjunto dos aplito-pegmatitos de Arga, a ocorrência do crisoberilo restringe-se à geração dos “filões cruzados”, em particular no sector E, junto ao lineamento de Romarigães e próximo do Maciço granítico de Santo Ovídeo. Uma ocorrência típica é o pegmatito de Formigoso.
Os cristais são geralmente de dimensão milimétrica e ao microscópio é possível observar as típicas maclas cíclicas. Os filões referidos são ricos em mica, revelando ainda empobrecimento em sílica (SiO2) e em alcalis (Na2O+K2O), e enriquecimento em alumina (Al2O3), relativamente aos restantes pegmatitos. Segundo aquele autor, o berilo e o crisoberilo apresentam antagonismo e quando coexistem exibem texturas reaccionais (não cresceram em equilíbrio).
O crisoberilo surge em duas formas principais:
A hipótese de formação do crisoberilo devido a dessilicificação local, no contacto com rochas calcossilicatadas é considerada pouco provável por aquele autor. A integração dos dados referentes ao metamorfismo parece indicar que alguns pegmatitos portadores de berilo sofreram metamorfismo subsequente à formação de crisoberilo, a alta temperatura, o que se reflecte na cristalização dos três polimorfos Al2SiO5 em veios de quartzo associados. A temperatura foi suficientemente alta para que, nos sectores E daqueles filões, se verificasse a cristalização de um líquido rico em BeO, formando-se crisoberilo (+ quartzo).
Para além da ocorrência em afloramento, o crisoberilo surge em terrenos eluvionares e em concentrados de bateia em linhas de água.
Prospecção e Exploração de Be em Portugal Continental: mapa das concessões.
Principais ocorrências mundiais de crisoberilo: Rússia, Brasil, Tanzânia, Índia, Madagáscar, Sri Lanka e República Democrática do Congo.
Para comentar tem de estar registado no portal.