e-escola

Interferência Básico

Publicado em 04/12/2009 

Rede de Difracção

Rede de Difracção ou Rede de Interferências

Conjuntos de muitas fendas, dispostas paralelamente entre si. É habitualmente definida através do número de fendas por centímetro e da distância entre fendas, d.

O padrão de interferências múltiplas, que está associado a uma rede de difracção, combina a interferência entre ondas provenientes de diferentes fendas (em geral, muitas).

É claro que quando a frente de onda chega às fendas, as ondas emitidas a partir das fendas encontram-se em fase. Tal como no caso da interferência de duas fendas, os máximos encontram-se para ângulos de acordo com a seguinte equação:

Equação 8

Conhecendo as propriedades da rede de difracção é possível determinar o λ a partir da equação anterior. Como visualização do processo que ocorre numa rede de difracção apresenta-se o diagrama da figura 6.

Diagrama representativo do processo que ocorre numa rede de difracção

Fig. 6 - Diagrama representativo do processo que ocorre numa rede de difracção.

A resolução de uma rede de difracção é dada por

Equação 9

com Equação e onde λ1 e λ2 são comprimentos de onda diferentes mas muito próximos.

O poder de resolução de uma rede de difracção permite verificar pequenas diferenças que possam existir entre diferentes comprimentos de onda. Se o poder de resolução for, por exemplo, 10000, e o comprimento de onda médio for 600 nm, a separação do λ que pode ser determinada é λ = 0.06 nm.

Na determinação do espectro atómico de substâncias esta grandeza é importante, visto que existem riscas do espectro que se encontram muito próximas e torna-se necessário saber que rede pode ser utilizada para uma determinação precisa dos comprimentos de onda.

Finalmente, os fenómenos de interferência que se produzem com fendas são exactamente os mesmos se produzidos com obstáculos da mesma dimensão das fendas. Isto é, uma onda sofre os mesmos efeitos se passar por uma ou mais fendas de tamanho d separadas de uma distância D d, ou se passar por um ou mais obstáculos de tamanho d separados de uma distância D. Assim, em vez de termos uma rede de difracção com N fendas, que poderia ser muito complicado de fabricar, muitas vezes temos redes de difracção com N linhas, sendo relevante a distância entre as linhas.

Autor e Créditos

Autor:

 

Tópicos Relacionados

  • Propagação das ondas

    Equipa de produção de conteúdos de Física | 11/11/2008 | Como é que uma onda chega até nós? | Básico

  • Difracção

    Equipa de produção de conteúdos de Física | 04/12/2009 | E se chegarem várias ondas? | Básico

 

Referências Bibliográficas

  • [1] Serway, R. A., Jewett, J. W., Physics for Scientists and Engineers, Thomson Learning, Belmont, 2004.
 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento