Publicado em 03/08/2009
Introdução à aplicação da 2ª lei da termodinâmica às máquinas, permitindo conhecer o modo como estas funcionam, ao nível de trocas de energia e do seu rendimento. Compreensão da exclusiva existência de máquinas térmicas que respeitem a 2ª lei da termodinâmica.
A aprendizagem neste tópico envolve os seguintes objectivos:
Os seguintes conhecimentos são essenciais para a compreensão deste tópico:
As máquinas são aparelhos que servem para transferir energia e, tanto podem receber energia sob a forma de calor para produzir trabalho, que é o caso das máquinas térmicas, como podem receber trabalho de modo a transferir energia sob a forma de calor, e nesse caso temos uma máquina frigorífica. Todas as máquinas funcionam em ciclo, isto é, uma máquina passa periodicamente pelo mesmo estado.
A 2ª lei da termodinâmica, nomeadamente os postulados de Clausius, e de Lord Kelvin estabelecem limitações, tanto na transferência de energia sob a forma de calor entre objectos, como na possibilidade de transformar energia de uma forma noutra.
Tais factos implicam que apenas possam existir máquinas, em que o seu princípio de funcionamento não viole a segunda lei da termodinâmica.
Analisemos o que acontece no caso de:
Para comentar tem de estar registado no portal.