e-escola

Oxigénio Básico

Publicado em 11/11/2009 

O oxigénio e a Vida

O oxigénio é essencial para a vida, desde logo porque é um constituinte dos ácidos nucleicos, que são o suporte para a vida como a conhecemos. Para além de constituinte dos ácidos nucleicos, o oxigénio é também constituinte de quase todas as outras moléculas de importância biológica (a começar pela água, passando pelos hidratos de carbono de onde obtemos energia, etc).

À parte disso, o oxigénio molecular – O2 - desempenha um papel determinante na respiração e no metabolismo dos seres vivos. Note-se que, no entanto, existem alguns organismos, tais como as bactérias anaeróbias, que obtêm a energia por outros processos, sem recorrer à presença do oxigénio. (Nem por isso o elemento oxigénio deixa de estar presente na constituição das biomoléculas destes seres vivos).

Nos seres humanos o oxigénio que existe no ar é absorvido através dos pulmões e passa para a corrente sanguínea. Aí liga-se ao átomo de ferro na hemoglobina (uma proteína existente nos glóbulos vermelhos). Através das células sanguíneas o oxigénio é transportado para todo o corpo, para onde for necessário, nomeadamente para ser incorporado no processo de obtenção de energia através da respiração.

O oxigénio respirado pelos organismos aeróbios é produzido pelas plantas no processo de fotossíntese. A fotossíntese é um complexo conjunto de reacções que, na presença de enzimas e outras moléculas específicas (como a clorofila), conseguem capturar a energia solar sobre a forma de energia química.

De uma forma genérica a reacção global da fotossíntese pode ser esquematizada por:

H2O + CO2 + hv → O2 + {CH2O}

Ou seja, dióxido de carbono é transformado, na presença de energia solar, cerca de 469 kJ por cada mole de CO2, em hidratos de carbono.

Como foi mencionado na página dos compostos de oxigénio, o ozono é também uma forma de oxigénio com efeitos sobre a vida na terra. Na estratosfera protege a vida de radiações ultravioleta altamente nocivas e, junto ao solo, é um poluente tóxico para animais e plantas.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento