e-escola

Oxigénio Básico

Publicado em 11/11/2009 

Aplicações

O oxigénio elementar, em condições normais de pressão e temperatura, apresenta-se na forma de oxigénio molecular – O2.

Para além da importância que o oxigénio tem na respiração dos seres vivos, incluindo os seres humanos, o oxigénio tem um grande número de aplicações, quer na indústria, quer na saúde.

Mais de metade do oxigénio produzido industrialmente é utilizado na indústria metalúrgica, cerca de um quarto é utilizado na indústria química e o restante distribui-se em aplicações diversas.

Na indústria metalúrgica faz-se passar oxigénio a alta pressão por ferro liquefeito para remover impurezas de carbono e enxofre, aumentando a temperatura do metal e purificando-o para a produção de aço. A mistura gasosa de oxigénio e acetileno é utilizada em maçaricos produzindo uma chama de temperatura muito elevada, da ordem dos 3100 ºC, que é utilizada para cortar metais.

Na indústria química é utilizado em muitas reacções de oxidação, por exemplo, a reacção deste com etileno para formar óxido de etileno. O óxido de etileno é usado como precursor de polímeros, que podem ser utilizados em aplicações diversas, desde agentes anti-congelantes até à produção de polyester.

O oxigénio é também usado em aplicações biológicas em grande escala. Por exemplo, no tratamento de águas residuais, em piscicultura e para fins médicos diversos. Doentes com deficiências respiratória podem utilizar misturas enriquecidas em oxigénio para melhorar a respiração.

O oxigénio é, ainda, imprescindível para todas as outras situações de respiração artificialmente assistida: para mergulhadores, em submarinos, aviões, etc.

Ainda outra aplicação interessante é a que é dada ao oxigénio para fins de exploração espacial. Para além de, naturalmente, entrar na composição das atmosferas artificiais que são necessárias para a vida fora da terra, o oxigénio é utilizado como comburente nos foguetes. A título de exemplo, numa das missões Apollo à lua, em certa fase do lançamento do foguete, foram consumidos 1.25 milhões de litros de oxigénio líquido em apenas dois minutos e meio.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento