e-escola

Oxigénio Básico

Publicado em 11/11/2009 

Produção

Os métodos de produção de oxigénio molecular variam de acordo com as necessidades de pureza e quantidade. A quantidade anual produzida é estimada em 100 milhões de toneladas.

Um dos principais métodos de obtenção de oxigénio é através da destilação fraccionada de ar liquefeito – hoje aplicando-se o chamado método de Claude. Uma vez que o N2 é mais volátil que o O2 Player pode fazer-se uma destilação, obtendo-se uma mistura enriquecida em O2 na fase líquida.

Outro método que permite obter directamente oxigénio gasoso, funciona utilizando zeólitos como absorventes. Uma corrente de ar seco é feita passar por um leito de zéolitos que capturam o N2 do ar. O absorvente tem de ser utilizado em vários ciclos, uma vez que acaba por ficar saturado em azoto. Para a sua regeneração, os zeólitos são depois sujeitos a baixas pressões libertando assim o N2.

Para obter oxigénio com um elevado grau de pureza, é possível utilisar uma membrana de óxido de zircónio pela qual o O2 se difunde preferencialmente. Outra opção para obter oxigénio quase puro é a decomposição térmica de KMnO4, em vácuo, segundo a reacção:

2KMnO4 → K2MnO4 + MnO2 + O2.

Em quantidades laboratoriais, o oxigénio pode também ser preparado por electrólise da água Player.

ScreenShot da Aplicação
Flash Icon
A visualização deste conteúdo requer a instalação do

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento