e-escola

Vanádio Básico

Publicado em 24/11/2008 

Reactividade

A química do vanádio, como dos restantes elementos do grupo 5, é muito parecida com a dos seus predecessores do grupo 4.

Tal como os outros elementos do 5º grupo da tabela periódica existentes na natureza (nióbio e tântalo), o vanádio apresenta uma elevada resistência à corrosão. A exposição deste elemento ao ar resulta na formação de uma camada protectora de óxido que impede a corrosão no interior do metal.

Este metal pode ser atacado por ácidos mas não o é por soluções alcalinas.

O vanádio (tal como os outros elementos do mesmo grupo) pode reagir com a maioria dos não-metais a altas temperaturas formando compostos não estequiométricos, isto é, podem existir com várias estequiometrias (proporção variável dos elementos que os compõem).

Apesar de, à semelhança dos restantes elementos deste grupo, poder apresentar estados de oxidação que vão de +5 até -3, o estado de oxidação mais estável é o +4, e não o +5, que é o mais característico do grupo em que se insere. A estabilidade do estado de oxidação +4 é bem representada pela formação do ião vanadilo, VO2+, que forma diversos complexos e é possivelmente o ião diatómico mais estável que é conhecido.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento