e-escola

Vanádio Básico

Publicado em 24/11/2008 

Compostos

A química do vanádio é característica do grupo em que se insere e apresenta muitas semelhanças com os elementos do grupo que o precede. O vanádio tem uma química rica e variada e o elemento também pode existir num número significativo de estados de oxidação diferentes. Quando em compostos sólidos ou em solução, este metal apresenta maioritariamente os estados de oxidação +2, +3, +4 e +5, mas pode apresentar todos os estados de oxidação entre +5 e -3 (ver reactividade).

O vanádio pode formar muitos tipos diferentes de óxidos em geral obedecendo à fórmula VnOn+1 ou a VnOn-1. Os mais frequentes são: VO V2O3 VO2 V2O5, aos quais correspondem os estados de oxidação +2, +3, +4, e +5 respectivamente. O pentóxido de vanádio (V2O5) é o óxido mais estável e é um composto de cor alaranjada que constitui a matéria-prima para a obtenção de muitos outros compostos com vanádio. O óxido de vanádio é usado como corante nas indústrias da cerâmica e do vidro e apresenta ainda propriedades catalíticas importantes para reacções de oxidação. Esta capacidade deve-se precisamente ao facto de o pentóxido de vanádio poder facilmente perder alguns dos oxigénios da sua rede, de forma reversível, a temperaturas elevadas.

Para além destes óxidos o vanádio forma uma grande variedade de oxoaniões como o ião vanadato VO43-.

Para além dos compostos de oxigénio, o vanádio forma também vários compostos com outros elementos do grupo 16, nomeadamente com o enxofre, o selénio e o telúrio formando, também, compostos com os halogéneos, dando assim origem a fluoretos, cloretos, brometos e iodetos.

O vanádio forma ainda uma variedade de compostos de coordenação e organometálicos. À semelhança do ferro forma um complexo em sanduíche com o ciclopentadienilo, que, de forma semelhante ao ferroceno, se designa por vanadoceno [V(η5- C5H5)2] e em que o átomo metálico central se encontra coordenado à nuvem dos anéis ciclopentadienilo, encontrando-se, portanto ligado simultaneamente aos cinco átomos de carbono deste anel (o que está indicado na designação η5 na fórmula do composto).

O composto [V(η5- C5H5)2Cl2] está reportado como tendo propriedades antitumorais.

Para ilustrar compostos de vanádio típicos nos diferentes estados de oxidação damos os seguintes exemplos:

  • Estado de oxidação -3 : [V(CO)5)]3-
  • Estado de oxidação -1: [V(CO)6)]-
  • Estado de oxidação 0: [V(CO)6)]
  • Estado de oxidação 2: [V(CN)6)]4-
  • Estado de oxidação 3: [VCl4]-; [V(C2O4)3]3-
  • Estado de oxidação 4: VCl4;
  • Estado de oxidação 5: VOCl3; [VF6]; [V(O2)4]3-

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento