Explicação da equação de estado de um gás ideal, que traduz a relação entre as variáveis de estado do gás: pressão, volume e temperatura.
A aprendizagem neste tópico envolve os seguintes objectivos:
Os seguintes conhecimentos são essenciais para a compreensão deste tópico:
A lei de Boyle-Mariote e as duas leis de Charles e Gay-Lussac (lei isobárica e lei isovolúmica), que relacionam algumas propriedades termodinâmicas de um gás ideal, podem ser condensadas na equação de estado de um gás ideal:
Equação de estado do gás ideal
Esta equação de estado possibilita descrever o comportamento de um gás ideal, com base no conhecimento da sua pressão, volume ou temperatura.
Um gás ideal é constituído por partículas sem volume e onde não existem forças de interacção entre elas, e por isso, o conceito de gás ideal é uma aproximação de um gás real. Deste modo, a equação de estado do gás ideal descreve de forma aproximada o comportamento termodinâmico de gases reais como o oxigénio, o azoto ou o dióxido de carbono.
Os gases reais requerem equações de estado mais complexas. No entanto, para pressões suficientemente baixas, a equação de estado do gás ideal é uma muito boa aproximação para descrever o comportamento termodinâmico de gases reais.
De seguida, apresenta-se a dedução da equação de estado de um gás ideal.
Para comentar tem de estar registado no portal.