e-escola

Platina Básico

Publicado em 28/10/2008 

Compostos

A platina é um metal de transição com uma química muito rica, combinando-se de formas muito variadas com os outros elementos. A sua reactividade é típica do grupo em que se insere, o grupo 10, que incluí ainda o níquel e o paládio. Muitos dos elementos que lhe são vizinhos na tabela periódica partilham muitas das suas principais características, motivo pelo qual se inserem no chamado grupo da platinaGlossário, que incluí os elementos do 5º e 6º períodos dos grupos 8, 9 e 10 e que são frequentemente encontrados juntos na Natureza.

Pode formar vários óxidos, PtO, PtO2 e PtO3, sendo que destes o PtO2 o mais estável.

Também forma vários compostos binários com os halogéneos, no estado de oxidação +2 (PtCl2, PtBr2 e PtI2, o fluoreto de platina(II) não é conhecido), +3, onde também não se conhece o fluoreto, +4, com todos os halogéneos, e ainda fluoretos no estado +5 e +6, ao contrário dos outros elementos do mesmo grupo que não formam halogenetos em estados de oxidação tão elevados.

A platina apresenta ainda uma extensa química de coordenação onde são conhecidos compostos em vários estados de oxidação. A química de coordenação nos estados +2 e +4 é muito extensa e existem também bastantes exemplos nos estados de oxidação inferiores. No entanto são raros os complexos nos estados +5 e +6, que se limitam a fluorocomplexos.

Alguns dos compostos típicos que a platina pode formar em diversos estados de oxidação são:

Estado de oxidação 0: Pt(PPh3)3; Pt(PF3)4

Estado de oxidação 2: [PtCl4]-2

Estado de oxidação 3: [Pt(C6Cl5)4]-

Estado de oxidação 4: [PtCl6]-2

Estado de oxidação 5: [PtF6]-

Estado de oxidação 6: PtF6

O acetato de platina, à semelhança do que se passa com o acetato de paládio também apresenta uma estrutura polimérica mas, ao contrário do paládio que é um trimero, o acetato de platina é um tetramero – Pt4(OAc)8 Player.

Talvez um dos compostos mais interessantes de mencionar dos quais a platina faz parte é a cis-diaminodicloroplatina, vulgarmente designada por cis-platina. A fórmula química deste composto é PtCl2(NH3)2. A cis-platina Player é usada com fins medicinais no tratamento do cancro através de quimioterapia. Este complexo, que apresenta uma geometria quadrangular plana, pode aparecer em conformação cis, a que é utilizada para fins terapeuticos, ou trans Player.

É importante também referir que, desde a descoberta do efeito da cis-platina, outros compostos de platina têm sido testados (alguns com sucesso) em busca de potencial efeito terapêutico.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento