e-escola

Platina Básico

Publicado em 28/10/2008 

Produção

Os três maiores produtores de platina são, por ordem, a África do Sul, a Rússia e o Canadá. A produção mundial é estimada em cerca de 230 toneladas anuais (2007) e as reservas mundiais estimadas são de cerca de 30000 toneladas.

É interessante de notar que as primeiras técnicas de produção de platina à escala mineira começaram por ser desenvolvidas, com algum grau de secretismo, em Espanha no século XVIII pelo francês Chabeneau. Posteriormente foi o cientista inglês Wollaston que, entre os anos 1800 e 1821, produziu uma quantidade estimada em mais de uma tonelada de platina.

Na África do sul a platina é extraída sobretudo sob a forma do mineral PtS e é extraída em conjunto com os outros metais do grupo da platinaGlossário (paládio, índio, ródio, ruténio e ósmio). A concentração destes metais é de cerca de 8 a 9 g de metais por tonelada de minério. Noutros locais (que não a África do Sul) a platina aparece maioritariamente sobre a forma de PtAs2, e a concentração de metais do Grupo da Platina é apenas de uma fracção de grama de tonelada por minério e por isso milhões de toneladas de minério têm que ser extraídas.

O processo químico da extracção da platina envolve, depois da fundição dos minérios para a obtenção de um concentrado de metais valiosos, uma extracção por solventes, específica para cada um dos metais.

Um aspecto interessante no que diz respeito à produção de platina na África do Sul é o de que, aquele que é o segundo maior depósito de platina do mundo é detido por uma tribo: os Bafokeng. Os Bafokeng são donos de mil e quatrocentos quilómetros quadrados de território e contratualizaram a exploração de platina dentro desse território com empresas mineiras. Entre elas está a Anglo Platinum - a maior empresa de produção de platina do mundo.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento