e-escola

Platina Básico

Publicado em 28/10/2008 

História

A utilização da platina mais antiga de que se tem registo provém do continente africano e data do tempo da civilização egípcia. A platina foi aí descoberta, em Tebas, num caixão pertencente à rainha Shepenapit. Do outro lado do Atlântico, na América do Sul, há também registo dos povos nativos, anteriormente à colonização espanhola, usarem platina para o fabrico de artefactos cerimoniais.

É de facto a partir do continente sul-americano que a platina começa a despertar o interesse do velho continente. Os colonizadores espanhóis do século XVI estavam inicialmente mais interessados no ouro proveniente das suas colónias e foi apenas no século XVIII que a platina começou a despertar interesse: era um metal que podia ser polido como a prata, mas que se manchava mais dificilmente do que esta. A descoberta da platina no ocidente é difícil de atribuir.

O navegador e astrónomo espanhol António de Ulloa, em 1735, numa viagem para o Panamá, encontrou a platina e registou esta descoberta no seu diário. Ulloa foi entretanto capturado e levado para Inglaterra tendo esta descoberta sido reportada à Royal Society em 1748. Também é atribuída a descoberta da platina a Charles Wood que, tendo descoberto platina na Jamaica, enviou amostras para a Royal Society mas apenas em 1750.

Apesar destas referências à platina, há outras duas precedentes – uma em 1726 e outra em 1557 – que não se referindo especificamente à descoberta de “um novo metal” fazem alusões a um metal (que hoje é entendido ser a platina) proveniente das colónias espanholas na América do Sul. De facto tal é a predominância de referências a este metal no tempo da conquista espanhola, que não admira que o seu nome derive da palavra espanhola platina que é o diminutivo de plata (prata) e quer dizer “pequena prata”.

Este metal apresentava, no entanto, a desvantagem de não ser facilmente trabalhado, devido ao seu elevadíssimo ponto de fusão. Foi apenas na segunda metade do século XIX, com o desenvolvimento de fornos capazes de manter elevadas temperaturas durante longos períodos de tempo, que a platina se tornou comercialmente disponível.

Chegou a ser designado como “ouro branco”, designação essa que actualmente se refere a uma liga de ouro e paládio.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento