e-escola

Boro Básico

Publicado em 28/10/2008 

Reactividade

O boro é um elemento muito particular que tem sido um desafio tanto para químicos como para físicos. É o único não-metal do grupo 13 e tem mais semelhanças com os seus vizinhos carbono e silício do que com os restantes elementos do grupo 13. A sua semelhança química com o carbono foi, aliás, um dos motivos pelos quais obteve o seu nome, dado por Humphry Davy.

A sua reactividade é muito particular e merece frequentemente um tratamento individual em livros de texto de química dos elementos. O seu pequeno tamanho, a sua elevada energia de ionização e a sua electronegatividade, muito próxima da do carbono e do hidrogénio, conferem-lhe muitas das propriedades que tem. O facto de a sua camada exterior de electrões ter somente três electrões, permitindo-lhe fazer três ligações covalentes e mantendo uma orbital completamente vazia na camada de valência, também lhe confere propriedades de aceitador electrónico, ou seja de ácido segundo o conceito de Lewis.

Todas estas propriedades originam a extensa química que já foi tida como a mais diversa e complexa de toda a tabela periódica.

Forma uma grande variedade de compostos, tanto com metais como com não metais e a sua reactividade depende muito do grau de pureza e do estado de divisão.

À temperatura ambiente reage com o flúor e é superficialmente oxidado pelo oxigénio mas, para além disso, não é muito reactivo. No entanto, a temperaturas mais elevadas reage directamente com quase todos os elementos, metais e não metais, com relativamente poucas excepções (hidrogénio, germânio, telúrio e os elementos mais pesados dos grupos 11 a 15).

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento