e-escola

Boro Básico

Publicado em 28/10/2008 

Aplicações

O boro, elementar ou na forma de vários dos seus compostos, tem, actualmente, diversas aplicações na indústria, desde a produção de vidros de elevada resistência até ao controlo da velocidade de fissão em reactores nucleares. A sua semelhança química com o silício justifica algumas das suas aplicações e o seu pequeno tamanho permite que forme ligas intersticiais com diversos metais.

Como exemplo de aplicações do boro elementar, podem referir-se as seguintes:

  • Transístores: a semelhança química entre o boro e o silício é utilizada para aumentar a condutividade do silício. Com efeito, uma vez que o silício é tetravalente e o boro é trivalente, substituir alguns átomos de silício por boro confere aos cristais de silício uma condutividade acrescida, o que é utilizado no fabrico de semi-condutores. O processo de substituição de uma pequena parte de átomos de um elemento por outro para alterar as propriedades do material é designado por dopagem.
  • Controlo da reacção de fissão em reactores nucleares. Varas contendo boro elementar em matrizes poliméricas são utilizadas para absorver neutrões e, assim, controlar o fluxo de neutrões originado pela cisão do material fissível, como o urânio-235, impedindo que a reacção em cadeia se torne descontrolada.
  • O boro puro também é combinado com metais para fazer materiais de elevada resistência, os boretos metálicos para fabricar pás para turbinas, injectores para foguetões ou reactores que operem a alta temperatura, por exemplo. A inclusão de boro nos metais também permite aumentar a condutividade destes e ainda facilitar o seu processamento.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento