Publicado em 28/10/2008
O Boro corresponde ao elemento da tabela periódica cujo símbolo químico é B e o seu número atómico é o 5. Pertence ao grupo 13 e ao 2º período da tabela periódica. Este elemento encontra-se, em condições normais de pressão e temperatura, no estado sólido e apresenta um tom castanho-escuro.
É vulgarmente utilizado para o controlo de reactores nucleares, na fabricação de vidros de elevada resistência, nomeadamente o pyrex, e na agricultura como fertilizante por ser essencial para o crescimento das plantas.
Na natureza, este elemento encontra-se frequentemente na forma de boratos, como o bórax – o borato de sódio. No tempo dos Babilónios já se conhecia o bórax, que foi frequentemente utilizado como cosmético. A rainha Isabel I de Inglaterra tinha uma grande colecção de cosméticos com bórax.
Os vegetais têm muito Boro logo, quando os ingerimos, absorvemos este elemento para o nosso organismo.
Só se conseguiu isolar boro puro em 1896, por Moissan, passados oitenta e quatro anos após a sua descoberta por Sir Humphry Davy, Louis-Joseph Gay-Lussac e Louis-Jacques Thenard.
O nome em inglês, Boron, foi escolhido por Sir Humphry Davy pela combinação de borax com carbon (carbono em inglês). O termo borax, por sua vez vem da sua designação Árabe - buraq.
O boro é um elemento intrigante para a física uma vez que é difícil explicar a sua formação no Big Bang.
Para comentar tem de estar registado no portal.