Publicado em 11/11/2008
Mas o que se entende por meio?
No dia-a-dia ouvimos habitualmente a expressão meio de comunicação. Pode ser um jornal, a rádio ou a televisão. Mas as notícias não constituem o meio. Na verdade, o meio é o que permite que estas circulem de um ponto para outro. Para uma onda acontece o mesmo.
O meio é o que permite à onda deslocar-se no espaço. As ondas mecânicas correspondem à propagação de perturbações do meio material (feito de matéria). Contudo, se o meio não for material, então as ondas mecânicas não se podem propagar nesse meio (base do conceito popular o som não se propaga no vácuo).
Num caso simples como as ondas sonoras, estas propagam-se habitualmente pelo ar apesar de também se poderem propagar num sólido ou num líquido. O som é, por definição, vibração da matéria.
Para ondas electromagnéticas, como a luz, o meio pode ser o vácuo ou ausência de matéria, pois essas ondas propagam-se através do meio e não são a propagação de perturbações do meio. Podem ser usados outros meios, mas habitualmente estes influenciam as ondas que se propagam nele, levando a propriedades bastante conhecidas como, por exemplo, a reflexão e a refracção.
Há duas propriedades que podem caracterizar os meios, que importa destacar:
Para comentar tem de estar registado no portal.