Publicado em 10/04/2008
O ferro corresponde a 90% do total de metais sujeitos a refinação no
mundo inteiro. Este elemento afirma-se portanto como o metal de
eleição, tanto em quantidade como em qualidade, na composição dos
objectos indispensáveis à vida quotidiana do ser humano. Parafusos,
pregos , candeeiros, casquilhos de lâmpadas, esferográficas, chaves,
fechaduras, tachos, talheres, carros, frigoríficos, ímanes, caixotes do
lixo, pontes e estruturas de edifícios constituem apenas alguns
exemplos da lista interminável de utilidades deste metal.
O ferro é comercializado sob várias formas embora o aço mereça um
dignificante destaque. Na realidade, enquanto elemento isolado (Fe metálico), tem muito menos aplicações.
O problema da utilização do ferro puro reside na química que lhe é característica, em particular a facilidade com que sofre oxidação em contacto com o oxigénio atmosférico ou dissolvido, propriedade que o torna praticamente inútil em muitas utilizações comuns. De facto, é impossível referir o nome do elemento ferro sem considerar a inestética e problemática ferrugem (óxido de ferro (III) hidratado), que se forma de modo espontâneo quando o ferro contacta com o oxigénio.
Em 1830, no início da construção dos caminhos-de-ferro, os responsáveis pelo projecto foram obrigados a investigar o modo de tornar o ferro resistente à corrosão. Pretendia-se descobrir um material que fosse resistente e possuísse uma elevada durabilidade. Nasceu, na altura, uma liga (maioritariamente ferro com uma pequena percentagem de átomos de carbono), o aço.
O aço é constituído por uma liga de ferro, carbono (podendo o carbono existir em proporções variáveis, até 1,7%) e pequenas quantidades de outros elementos, que vão ajudar a definir as suas propriedades. Existem muitas associações possíveis e são normalmente utilizadas no fabrico automóvel e de betão armado, na construção naval e na produção de maquinarias dos mais variados géneros. A título de exemplo, quando combinado com o níquel, o ferro forma aço com um elevado nível de resistência, usado geralmente em construções de pontes e em postes de alta tensão.
Para além da sua utilização, enquanto, aço os compostos de ferro possuem igualmente aplicações úteis em áreas diversas, tanto na indústria como na agricultura.
Para comentar tem de estar registado no portal.