Publicado em 01/04/2004 (revisto em 04/02/2010)
Existe forma de comparar as medidas feitas por dois observadores que se movem um em relação ao outro. Essa comparação é feita usando a lei de transformação de Galileu. Vamos agora tirar mais algumas conclusões desta lei.
Imaginemos que temos um observador A ao qual está associado um referencial S e um observador B associado a um referencial S'. O referencial S' move-se em relação ao referencial S com uma velocidade vp, como representado na animação.
Num dado instante o observador A lança um projéctil com uma velocidade vp.
Do ponto de vista de B, A move-se com uma velocidade v e portanto, mesmo antes de iniciar o seu movimento relativamente a A o projéctil já tinha essa velocidade relativamente a B. Do ponto de vista desse observador a velocidade do projéctil será assim a soma vectorial dessas duas velocidades. Quer isto dizer que se o projéctil for lançado na direcção da velocidade v a sua velocidade em relação a B será v + vp. Se for lançado na direcção oposta essa velocidade será v − vp.
Designando por vA a velocidade do projéctil em relação a A e por vB a sua velocidade relativamente a B, temos assim, em notação vectorial
Esta lei designa-se por Lei de Adição de Velocidades de Galileu.
Para comentar tem de estar registado no portal.