e-escola

Berílio Básico

Publicado em 06/11/2007 

O berílio e a Vida

O berílio é extremamente venenoso, tanto por inalação como por ingestão, embora em grau menor neste último caso. O mesmo se pode dizer dos seus compostos.

Possui propriedades cancerígenas, podendo causar cancro do pulmão. A sua ingestão pode originar úlceras no sistema digestivo.

As doenças respiratórias são causadas pela inalação de poeiras e fumos do próprio metal ou de sais solúveis de berílio, como o fluoreto de berílio e o sulfato de berílio. A doença respiratória, denominada por beriliose, ocorre principalmente nos meios industriais, provocando sintomas como fadiga, fraqueza e dificuldade em respirar, levando à morte ou a uma invalidez permanente.

O berílio sendo semelhante ao magnésio, que é um elemento essencial à vida, pode substituí-lo em algumas enzimas cujo funcionamento fica deste modo irreversivelmente afectado, conduzindo a alterações graves no organismo humano.

As dermatites são causadas pelo contacto da pele com este elemento, por exemplo, na forma de sais solúveis como o fluoreto de berílio, que provoca irritação da pele, e também do nariz, da garganta e dos olhos.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento