e-escola

Berílio Básico

Publicado em 06/11/2007 

Aplicações

Tendo em conta as características do berílio, como a sua baixa densidade, que o torna um dos metais mais leves, a que se adiciona uma elevada resistência mecânica, o berílio apresenta grandes potencialidades na indústria aeronáutica, principalmente na forma de ligas as quais têm sido utilizadas no programa espacial.

  • As ligas de berílio-níquel e berílio-cobre são muito usadas devido à sua boa condutividade térmica e eléctrica, e grande elasticidade. Entre as suas aplicações recorda-se o seu uso, no passado, em molas de relógios “de corda”. Actualmente tem utilizações em todas as áreas em que é importante uma boa condutividade térmica ou eléctrica. A liga com cobre é bastante dura sendo usada em ferramentas anti-faíscas, que são as únicas permitidas em ambientes onde o risco de explosão é elevado como, por exemplo, em plataformas de exploração de petróleo.
  • Usado em armas nucleares e em reactores nucleares. O berílio não absorve neutrões, sendo por isso utilizado no fabrico de bombas nucleares onde um fluxo elevado de neutrões é necessário para garantir um bombardeamento eficaz do urânio.
  • Utilizado como fonte de neutrões em laboratórios de investigação em Física das Partículas. Quando o berílio é bombardeado com partículas alfa, a reacção nuclear subsequente produz neutrões (facto que esteve na origem da descoberta do neutrão em 1932).
  • Usado no fabrico de janelas para tubos de raios X devido ao facto do berílio não absorver esta radiação.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento