e-escola

Berílio Básico

Publicado em 06/11/2007 

História

O nome berílio advêm da palavra grega beryllo, berilo, que designa o mineral onde este elemento se encontra na natureza. O Berílio foi também designado por glucínio, proveniente da palavra grega  glykys que significa doce, visto os seus compostos solúveis possuírem um sabor adocicado.

O berílio foi descoberto em 1798 por um químico francês, Louis Nicholas Vauquelin, em Paris, no mineral berilo (Al2Be3Si6O18). No entanto, Vauquelin não conseguiu isolar o metal puro, mas obteve-o somente na forma de óxido. Só mais tarde, em 1828, o berílio foi pela primeira vez isolado, através da redução do cloreto de berílio com potássio metálico, por dois cientistas, o alemão  Friedrich Wölhler e o francês Antoine-Alexandere-Brutus Bussy, de forma independente.

A história do berílio está também associada à descoberta do neutrão, uma partícula desconhecida até 1932, quando o físico inglês James Chadwick a identificou pela primeira vez, submetendo uma amostra de berílio a radiação alfa, trabalho pelo qual recebeu o Prémio Nobel em 1935.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento