e-escola

Alvos de acção de antibióticos Básico

Publicado em 18/11/2005 

Embora seja conhecido um vasto número de antibióticos, menos de 1% tem valor prático em terapia. Por outro lado, alguns antibióticos tornam-se bastante mais eficazes após modificação química (antibióticos semi-sintéticos).

Em organismos pertencentes ao domínio Bacteria, os principais alvos de acção de antibióticos são a parede celular, a membrana citoplasmática e os processos de biossíntese de proteínas e de ácidos nucleicos (figura abaixo).

A sensibilidade dos diferentes grupos de microrganismos a um determinado antibiótico ou agente antimicrobiano é variável. Embora as bactérias Gram-positivas sejam de uma forma geral mais sensíveis aos antibióticos que as bactérias Gram-negativas, existem antibióticos eficazes apenas contra as bactérias Gram-negativas. Um antibiótico eficaz contra bactérias Gram(+) e Gram(-) diz-se de largo espectro. Um antibiótico de espectro estreito é apenas eficaz contra um grupo específico e restrito de bactérias.

A eficácia de um antibiótico na inibição do crescimento de um dado microrganismo pode ser avaliada com base em diferentes métodos, entre eles o método da difusão em agar, que se baseia na determinação do diâmetro dos halos de inibição do crescimento.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento