e-escola

Esterilização por filtração Básico

Publicado em 18/11/2005 

Sistemas de filtração usados para a esterilização

Fig. 1 - Sistemas de filtração usados para a esterilização por filtração.

A filtração envolve a remoção de células de microrganismos de soluções líquidas ou de gases através do atravessamento de  membranas filtrantes. Estas podem ser de vários materiais (mais vulgarmente, acetato de celulose ou de policarbonato) e têm diâmetros de poro muito pequenos (usualmente 0,2 μm) onde as células microbianas ficam retidas.

Esta técnica é muito utilizada em laboratórios de Microbiologia para esterilizar meios de cultura com componentes que possam sofrer alteração por acção do calor (p.ex. vitaminas, antibióticos, açúcares, aminoácidos) e na indústria farmacêutica para esterilização de soluções de vitaminas, de agentes quimioterapêuticos, soro etc.. Contudo, a maior parte dos vírus são suficientemente pequenos para atravessarem os poros destas membranas filtrantes, pelo que esta técnica não assegura a esterilidade total das soluções ou gases filtrados.

Bio_M_CMC_sist_filtra_cel

Fig. 2 - Sistemas de filtração usados para a esterilização por filtração.

Para além de ser utilizada para esterilizar soluções, a filtração através de membranas filtrantes pode também ser utilizada para concentrar células microbianas a partir de volumes grandes de amostras líquidas, como acontece na análise bacteriológica de águas.

O ar que circula em câmaras de fluxo laminar de segurança biológica (Fotografia abaixo) ou em “salas limpas” é frequentemente sujeito a filtração através de filtros de elevada eficiência (High Efficiency Particle Air – HEPA- Filter) que permitem a retenção de pelo menos 99,999% das células e esporos microbianos ou outras partículas presentes no ar.

Aspecto exterior de uma câmara de fluxo laminar

Fig. 3 - Aspecto exterior de uma câmara de fluxo laminar onde é feita a esterilização do ar por filtração de modo a deixar o seu ambiente interior estéril.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento