Explicação do conceito de força. Identificação da influência da alteração da quantidade de movimento de cada partícula no conceito de força e da relação deste com as 3 Leis de Newton. Ao longo do tópico, recorre-se a exemplos de acções quotidianas, com animações ilustrativas.
A aprendizagem neste tópico envolve os seguintes objectivos:
Os seguintes conhecimentos são essenciais para a compreensão deste tópico:
Força é um conceito comum no nosso quotidiano, que está frequentemente associado à noção de força mecânica, como por exemplo, no caso da força que fazemos para empurrar um caixote, para levantá-lo, atirá-lo, puxá-lo, ou da força que fazemos para nos segurarmos quando estamos num comboio, que tem as habituais oscilações, travagens, etc.
Oscilações num comboio em movimento.
Na Natureza, para além da força mecânica, existem ainda as chamadas forças à distância que estão associadas às interacções gravítica, eléctrica, magnética, etc.
Na realidade, todas as forças são aplicadas a uma determinada distância. Mesmo no caso de uma força mecânica, nos exemplos acima citados, as moléculas das nossas mãos interagem à distância com as moléculas do objecto sobre o qual estamos a actuar.
O conceito de força está relacionado com as alterações da quantidade de movimento.
O estado de um sistema é descrito pelo produto da sua massa pela sua velocidade, ou seja, o seu momento linear. Sendo a velocidade uma grandeza vectorial, também o é o momento linear definido matematicamente por:
Para comentar tem de estar registado no portal.