e-escola

Meios de cultura Básico

Publicado em 18/11/2005 

Estado físico dos meios de cultura

Um meio de cultura líquido contem todos os nutrientes necessários ao crescimento do microrganismo, dissolvidos em água. Uma vez preparado, este pode ser inoculado com uma cultura pura do microrganismo que se pretende cultivar e ser colocado a incubar em condições óptimas (temperatura e arejamento) para o crescimento do microrganismo em causa (animação abaixo).

ScreenShot da Aplicação
Flash Icon
A visualização deste conteúdo requer a instalação do

Por forma a averiguar o grau de pureza do inóculo preparado, recorre-se, normalmente, à transferência de uma amostra do inóculo para a superfície de um meio de cultura sólido com a mesma composição, contido numa placa de Petri.

Os meios de cultura sólidos são preparados a partir da adição, ao meio líquido correspondente, de um agente solidificante (o agarGlossário - com uma concentração de cerca de 1.5-2% p/v), antes da esterilização do meio (ver como preparar um meio de cultura sólido).

Os meios de cultura podem ainda ter um estado físico intermédio (semi-sólido), que é obtido através da adição de uma quantidade reduzida de agente solidificante (0.3 a 0.5% de agar). A consistência menos firme destes meios permite a mobilidade de microrganismos que sejam móveis.

Autor e Créditos

Autor:

 

Tópicos Relacionados

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento