Publicado em 18/11/2005
Várias metodologias permitem a manutenção de culturas viáveis no laboratório durante períodos de tempo mais ou menos longos, nomeadamente:
Fig. 1 - Exemplo da manutenção de um microrganismo numa rampa de meio sólido.
A cultura é semeada com o auxílio de uma ansa em meio agarizado apropriado contido em tubos de ensaio rolhados, e, em seguida, incubada em condições óptimas de crescimento para o microrganismo em causa. Os tubos são depois guardados a 4ºC durante semanas ou meses, dependendo do microrganismo a conservar.
São preparadas suspensões de uma cultura pura do microrganismo em causa, em meio estéril contendo glicerol, e armazenadas em arcas congeladoras especiais (que permitem uma temperatura igual ou inferior a –70ºC) ou em azoto líquido (-196ºC).
Muitos microrganismos podem ser mantidos viáveis durante anos, se congelados à temperatura de –70ºC ou a temperaturas inferiores.
As culturas de microrganismos podem ser conservadas à temperatura ambiente no laboratório durante anos, após o seu tratamento por liofilização. Este processo consiste na congelação da suspensão de células a temperaturas baixas (tipicamente, – 20ºC), seguida da sua sujeição a pressão muito reduzida (ex. 0.005 atmosferas), o que permite a sublimação da água (passagem do estado sólido ao estado gasoso) e assim a desidratação das células.
Para comentar tem de estar registado no portal.