e-escola

Manutenção de microrganismos viáveis no laboratório Básico

Publicado em 18/11/2005 

Várias metodologias permitem a manutenção de culturas viáveis no laboratório durante períodos de tempo mais ou menos longos, nomeadamente:

Manutenção em rampas de meio sólido

Manutenção de um microrganismo numa rampa de meio sólido

Fig. 1 - Exemplo da manutenção de um microrganismo numa rampa de meio sólido.

A cultura é semeada com o auxílio de uma ansa em meio agarizado apropriado contido em tubos de ensaio rolhados, e, em seguida, incubada em condições óptimas de crescimento para o microrganismo em causa. Os tubos são depois guardados a 4ºC durante semanas ou meses, dependendo do microrganismo a conservar.

Congelação

Bio_M_TMA_manutençao_mo_lab_2

São preparadas suspensões de uma cultura pura do microrganismo em causa, em meio estéril contendo glicerol, e armazenadas em arcas congeladoras especiais (que permitem uma temperatura igual ou inferior a –70ºC) ou em azoto líquido (-196ºC).

Muitos microrganismos podem ser mantidos viáveis durante anos, se congelados à temperatura de –70ºC ou a temperaturas inferiores.

Liofilização

As culturas de microrganismos podem ser conservadas à temperatura ambiente no laboratório durante anos, após o seu tratamento por liofilização. Este processo consiste na congelação da suspensão de células a temperaturas baixas (tipicamente, – 20ºC), seguida da sua sujeição a pressão muito reduzida (ex. 0.005 atmosferas), o que permite a sublimação da água (passagem do estado sólido ao estado gasoso) e assim a desidratação das células.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento