Publicado em 10/02/2004
Imaginemos dois camiões em movimento com a mesma velocidade, um carregado,
A, e o outro vazio, B. Suponhamos também que ambos podem ser considerados corpos
livres (se a estrada for horizontal e perfeitamente lisa e os motores estiverem
em ponto morto). A sua velocidade será constante e o seu movimento
rectilíneo uniforme.
Mas suponhamos agora que, por alguma razão, os condutores têm que os travar.
O condutor do camião carregado terá mais dificuldade em fazê-lo do que o condutor
do camião vazio .
Porquê?
O que distingue os dois camiões é a sua massa. A massa de um corpo é uma grandeza escalar (i.e. não se altera quando é medida por observadores em referenciais diferentes) que representa a sua resistência à aceleração e está intimamente ligada ao conceito de inércia. Do ponto de vista da mecânica de Newton, a massa de um corpo imóvel (massa em repouso) é igual à massa de um corpo em movimento. A unidade, no sistema internacional (S.I.), desta grandeza é o quilograma, ou mais abreviadamente, Kg.
Após várias tentativas experimentais e teóricas, os Físicos encontraram uma
grandeza que contém toda a informação dinâmica do sistema. Essa grandeza que
conjuga massa e velocidade chama-se quantidade de movimento ou momento linear . Ela é definida como
Antes da travagem, a quantidade de movimento do camião A, ,
é maior do que a quantidade
de movimento
do camião B,
.
A quantidade de movimento está, pois, relacionada com o esforço necessário
para travar completamente um corpo em movimento. É uma grandeza vectorial
(com sentido e direcção, porque depende da velocidade) que
permanece constante num sistema isolado, como é o caso de um corpo
livre, o que já sabemos da Primeira
Lei de Newton.
Mesmo que tenhamos um sistema composto por vários corpos, se ele
globalmente estiver isolado, a quantidade de movimento total (entendida
como a soma vectorial de todas as quantidades de movimento dos
componentes) permanece constante.
Que consequências se podem tirar deste princípio de conservação?
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