Publicado em 18/11/2005
A determinação da evolução ao longo do tempo da concentração de um componente celular, da concentração de células ou da biomassa em suspensão em meio de crescimento líquido, permite obter experimentalmente a curva de crescimento da população microbiana e calcular a taxa específica de crescimento e o tempo de geração ou de duplicação do microrganismo em questão nas condições de crescimento testadas.
Para acompanhar e traçar a curva de crescimento de uma população microbiana, é então necessário fazer a avaliação quantitativa da evolução da concentração de células ao longo do tempo. Esta pode basear-se em métodos directos, como por exemplo:
Ou em métodos indirectos, como é o caso da:
Embora, em teoria, quando o crescimento de uma população microbiana é equilibrado, o seu acompanhamento possa basear-se na quantificação de qualquer constituinte celular (por exemplo ácidos nucleicos, proteínas, lípidos), o crescimento é usualmente acompanhado com base na determinação da Densidade Óptica da cultura, da concentração de células (totais ou viáveis) ou da massa celular (biomassa). A selecção do método a utilizar depende do tipo de microrganismo e do problema particular em causa.
Para comentar tem de estar registado no portal.