Explicação e análise das forças de atrito quando um corpo se encontra parado em cima de uma mesa inclinada e quando o corpo está em movimento.
A aprendizagem neste tópico envolve os seguintes objectivos:
Os seguintes conhecimentos são essenciais para a compreensão deste tópico:
Ao contrário do que se assumiu no exemplo dado no tópico peso, aceleração da gravidade e forças de reacção, numa situação real, a superfície de uma mesa não é perfeitamente lisa, uma vez que todas as superfícies têm rugosidades.
Quando o livro vai escorregar em cima da mesa inclinada e, dado que as superfícies em contacto têm rugosidades, microscopicamente estão a acontecer muitos pequenos choques, que travam o progresso do livro.
Qual é a força que condiciona a maior ou a menor facilidade com que o livro escorrega e que actua no livro alterando as condições do problema?
Este fenómeno é complexo e depende de vários factores, como a condição ou estado e natureza das superfícies, a velocidade relativa, etc., e é descrito normalmente de forma fenomenológica, traduzindo os múltiplos microchoques numa força macroscópica, a força de atrito, com a mesma direcção e sentido oposto ao vector velocidade do corpo:
sendo o coeficiente de proporcionalidade f chamado coeficiente de atrito.
Para comentar tem de estar registado no portal.