e-escola

Pieter Zeeman (1865 - 1943)

Publicado em 25/02/2002

Pieter Zeeman
Pieter Zeeman
Fonte da imagem: WikipediaLink externo.

A descoberta do efeito dos campos magnéticos sobre a emissão da luz, que ficou conhecido como "efeito de Zeeman" (...) garantiu-lhe a atribuição do prémio nobel da Física, em 1902, juntamente com Hendrik A. Lorentz.

Pieter Zeeman nasceu a 25 de Maio de 1865 em Zonnemaire, Países Baixos. Em 1885 ingressou na Universidade de Leyden, onde foi aluno de Kamerlingh Onnes na área da mecânica, e de Lorentz, no campo da física experimental. Foi assistente de Lorentz e a partir de 1893 iniciou a actividade docente na Universidade de Amsterdão onde realizou importantes investigações.

Pieter Zeeman dedicou grande parte da sua vida à investigação dos fenómenos ópticos. O seu primeiro tratado, intitulado de "Mesures relatives du phénomène de Kerr" (1892), foi premiado com uma medalha de ouro pela Dutch Society of Sciences. A descoberta do efeito dos campos magnéticos sobre a emissão da luz, que ficou conhecido como "efeito de Zeeman", tornou-o conhecido no mundo da física e garantiu-lhe a atribuição do prémio nobel da Física em 1902, juntamente com Hendrik A. Lorentz.

Pelas suas contribuições para o desenvolvimento da física, foi ainda nomeado membro da Royal Academy of Sciences of Amsterdam, galardoado com a "Rumford Medal" da Royal Society of London, distinguido pela Koninklijke Nederlandse Akademie van Wetenschappen, Academie des Sciences de Paris e homenageado pelas Universidades de Göttingen, Oxford, Philadelphia, Strasbourg, Liège, Gent, Glasgow, Bruxelas e Paris.

Na campo pessoal, Zeeman foi um pai de família dedicado, um professor afável e um grande anfitrião. Faleceu a 9 de Outubro de 1943 em Amsterdão, Países Baixos.

Autor: e-escola

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento