e-escola

Wilhelm Röntgen (1845 - 1923)

Publicado em 25/02/2002

Rontgen
Wilhelm Röntgen
Fonte da imagem: WikipediaLink externo.

O nome de Röntgen é associado principalmente à descoberta dos raios-x. A sua descoberta (...) tornou-o conhecido por todo o mundo e garantiu-lhe a atribuição do primeiro Prémio Nobel da Física (...).

Wilhelm Röntgen nasceu a 27 de Março de 1845 em Lennep, Alemanha.

Estudou física na Universidade de Utrecht e Engenharia Mecânica na Universidade de Zurique. Concluiu os estudos com notas excelentes e em 1869 adquiriu o grau de Ph D. da Universidade de Zurique com a tese “Studies on Gases”.

Wilhelm Rõntgen dedicou grande parte da sua vida à docência e à investigação. Em 1869 foi convidado para professor assistente de Kundt e em 1871 aceitou o cargo de professor na Academy of Agriculture at Hohenheim. Ensinou Física em Strasbourg, foi professor catedrático na Universidade de Giessen e depois de declinar convites para leccionar nas Universidades de Jena e de Utrecht, aceitou em 1888 o convite para leccionar Física na Universidade de Würzburg, onde reencontrou Helmholtz e Lorenz. Em 1900 foi nomeado professor catedrático da Universidade de Zurique, e aí leccionou até ao resto da sua vida.

O nome de Röntgen é associado principalmente à descoberta dos raios-x. A sua descoberta, a 8 de Novembro de 1895 tornou-o conhecido por todo o mundo e garantiu-lhe a atribuição do primeiro Prémio Nobel da Física na história da ciência, que ocorreu em 1901. Apesar das muitas medalhas, honras e condecorações que recebeu no decorrer da sua vida, Röntgen foi um homem modesto e reservado.

Faleceu a 10 de Fevereiro de 1923, vítima de cancro no intestino.

Autor: e-escola

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento