e-escola

Guglielmo Marconi (1874 - 1937)

Publicado em 25/02/2002

Marconi
Guglielmo Marconi
Fonte da imagem: WikipediaLink externo.

(...) demonstrou a possibilidade de transmissão pela T.S.F. de sinais através do Atlântico, provando, assim, ser possível a propagação das ondas eléctricas sobre o mar e através dos continentes.

Guglielmo Marconi nasceu em Bolonha a 25 de Abril de 1874. Filho de Giuseppe Marconi e Annie Jameson, foi educado em escolas particulares em Bologna, Florence e Leghor. O seu interesse pela física e pela electrónica levaram-no a estudar os trabalhos de Maxwell, Righi e Lodge, entre outros.

Ao tomar conhecimento das experiências de Hertz, que descobriu que os campos eléctricos e magnéticos se podiam propagar no ar sob a forma de ondas, Marconi começou a questionar-se se essas ondas poderiam ser usadas para sinalização. Em 1835 desenvolveu um receptor e um emissor, que ligados a uma antena rudimentar mas eficaz, conseguiam transmitir ondas de rádio a uma distância significativa.

Um ano depois, Marconi transmitiu sinais para distâncias superiores a 1,6 km e registou a sua primeira patente. Depois de ter levado o seu dispositivo sem fios para Roma e Londres e de o demonstrar numa série de ambientes, criou a Wireless Telegraph & Signal Company Limited, que em 1900 foi renomeada de Marconi's Wireless Telegraph Company Limited.

Na Primavera de 1897 demonstrou a possibilidade de comunicar a uma distância de 4 km. Em Julho do mesmo ano, em Itália, aumentou essa distância para 18 km. A 28 de Março de 1899 Marconi foi convidado pelo governo francês a realizar a primeira comunicação de uma costa para a outra do Canal da Mancha. Estava criada a T.S.F., que a partir desta altura deu lugar a numerosas experiências em todos os países. Ainda em 1899, realizou uma comunicação radiotelegráfica de 300 km. Em 1901 demonstrou a possibilidade de transmissão pela T.S.F. de sinais através do Atlântico, provando, assim, ser possível a propagação das ondas eléctricas sobre o mar e através dos continentes.

Em 1902 Marconi transmitiu a primeira mensagem radiotelegráfica entre o Canadá e a Inglaterra. Foi graças à T.S.F. que se salvou uma parte dos passageiros dos paquetes Republic (1909) e Titanic (1912). Entre 1902 e 1912 patenteou várias novas invenções e em 1924 transmitiu pela primeira vez a voz humana por meio da radiofonia entre Inglaterra e Austrália.

Marconi recebeu muitas honras durante a sua vida, incluindo parte do Prémio Nobel da Física em 1909. Quando faleceu, a 20 Julho de 1937, todas as estações de rádio do mundo lhe prestaram um tributo com dois minutos de silêncio.

Autor: e-escola

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento