e-escola

Gottfried Wilhelm von Leibniz (1646 - 1716)

Publicado em 25/02/2002 (revisto em 13/08/2008)

Leibnitz
Gottfried Wilhelm von Leibniz
Fonte da imagem: MactutorLink externo.

Um dos projectos da sua vida era o de coligir todo o conhecimento humano. Outro era o de algebrizar o pensamento, tornando-o uma instância de uma estrutura com regras de derivação precisas.

Leibniz nasceu e 1 de Julho de 1646 em Leipzig, Alemanha. Era filho de Friedrich Leibnitz, um professor de filosofia e direito, que morreu quando Leibnitz tinha apenas seis anos. Leibniz inicialmente foi educado pela mãe, aos sete anos entrou para a escola Nicolai em Leipzig, onde se notabilizou pela sua dedicação e empenho.

Ingressou na Universidade de Leipzig aos 14 anos e aí estudou Filosofia e Matemática. No verão de 1663, conheceu Erhard Weigel, um professor de Matemática que defendia a utilização do método de demonstração matemática na lógica e na Filosofia, e que influenciou decisivamente o seu pensamento. De regresso à sua cidade natal, em Outubro de 1663, obteve o grau de bacherel em Direito e doutorou-se, também em Direito, em 1667 na Universidade de Altdorf, com a tese "De Casibus Perplexis".

Concluído o seu doutoramento, começou a trabalhar como secretário na Nuremberg Alchemical Society. Aí conheceu o Barão Johann Christian von Boineburg, que se tornaria seu amigo e para quem viria a trabalhar. Entre 1667 e 1675 foi assistente, bibliotecário, advogado e conselheiro do Barão de Boineburg. Este trabalho permitiu a Leibniz viajar pela Europa e conhecer os principais estudiosos do seu tempo.

Durante as suas viagens a Londres, contactou com Huygens e Boyle e começou a relacionar-se com as personalidades mais eminentes da filosofia e da ciência da sua época, nomeadamente com Hobbes, Mersenne e Newton. Em Paris, estudou matemática e física com Huygens e dedicou-se ao estudo das obras de Descartes e Pascal. Apoiado financeiramente pelo Barão, empreendeu vários projectos científicos, literários e políticos. Leibniz produziu uma série de monografias sobre tópicos religiosos e começou o seu projecto de construção da máquina de calcular.

Em 1673 viajou até Inglaterra, onde visitou a Royal Society of London e mostrou a sua máquina de calcular incompleta.

Leibniz desenvolveu a notação binária. Por volta de 1675 encontrou as fórmulas para a derivação de uma potência, introduzindo também a notação actual para o integral.

Viu-se em disputa com Newton sobre a prioridade na descoberta do Cálculo Infinitesimal.

Um dos projectos da sua vida era o de coligir todo o conhecimento humano. Outro era o de algebrizar o pensamento, tornando-o uma instância de uma estrutura com regras de derivação precisas.

Morreu a 14 de Novembro de 1716 em Hannover.

Autor: Marco Robalo

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento