e-escola

Joseph-Louis Lagrange (1736 - 1813)

Publicado em 25/02/2002

Lagrange
Joseph-Louis Lagrange
Fonte da imagem: MactutorLink externo.

Italiano de nascimento, francês por ascendência e alemão por adopção, Lagrange foi um dos mais notáveis matemáticos do século XVIII.

Nasceu a 25 de Janeiro de 1736 em Turim, Itália. Filho de Giuseppe Francesco Lodovico Lagrangia e de Teresa Grosso, não demonstrou particular interesse pelo estudo da matemática e geometria. Esse interesse foi somente despertado por um trabalho de Halley (1693) sobre aplicações da álgebra à óptica.

Auto-didacta por natureza, publicou a 23 de Julho de 1754 o seu primeiro trabalho sobre matemática, que assumiu a forma de uma carta escrita a Giulio Fagnano e que curiosamente terá assinado com o pesudónimo de Luigi De la Grange Tournier. Descobriu que o resultado não era original, o que lhe deu mais força para continuar a investigar.

Foi professor de geometria na Escola Real de Artilharia, em Turim, e ajudou a fundar a Real Academia das Ciências, em 1757. Em 1759 apresentou um modelo teórico das cordas vibrantes, baseado na consideração de massas iguais, uniformemente espaçadas e ligadas entre si por molas com a mesma constante elástica. Este modelo, denominado de "Linha Sonora", permitiu a dedução dos harmónicos observados por Sauveur.

Sucedeu a Euler, em 1766, como director da Matemática na Academia da Ciência de Berlim, cargo que exerceu durante 21 anos. Deixou Berlim em 1787 e partiu para Paris, onde permaneceu o resto da sua vida.

Em Berlim trabalhou em astronomia, teoria das equações, mecânica, etc. Em teoria dos números provou que todo o natural é soma de quatro quadrados e o teorema de Wilson (p é primo se e só se p divide (p-1)!+1).

Em 1788, Lagrange publicou "Mécanique Analytique", que continha todo o trabalho e investigações feitas no campo da mecânica desde Newton, e que se tornou notável pelo uso que fazia da teoria das equações diferenciais. Com esta obra, Lagrange conseguiu transformar a mecânica num ramo da análise matemática. Durante os anos 90 do século XVIII, trabalhou em sistemas métricos e investigou a base decimal. Leccionou na École Polytechnique, escola que ajudou a fundar. Publicou, em 1797, a primeira teoria sobre funções de variável real e foi nomeado por Napoleão, primeiro para a Legião de Honra e depois, em 1808, para Conde do Império.

Italiano de nascimento, francês por ascendência e alemão por adopção, Lagrange foi um dos mais notáveis matemáticos do século XVIII. Faleceu em Paris, França, a 10 Abril de 1813.

Autor: e-escola

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento