e-escola

Johannes Kepler (1571 - 1630)

Publicado em 25/02/2002 (revisto em 13/08/2008)

Kepler
Johannes Kepler
Fonte da imagem: MactutorLink externo.

Kepler teve acesso a dados de Tycho Brahe que lhe permitiram (...) determinar as leis dos movimentos dos planetas e conquistar um lugar de destaque no desenvolvimento da astronomia.

Johannes Kepler nasceu em 27 de Dezembro de 1571 na cidade de Weil der Stadt, no Sul da Alemanha, no seio de uma família protestante.

Com o auxílio de uma bolsa de estudo, ingressou em 1589 na Universidade de Tübingen, e aí aprendeu grego, hebreu, astronomia, física e matemática.

Tornou-se professor de matemática num colégio protestante de Graz, na Áustria e em 1596 publicou o seu primeiro trabalho, "Mysterium Cosmographicum”, onde apresentou as ideias para o movimento planetária pelas quais é hoje famoso:

Estas leis permitiram a Newton formular a sua teoria da Gravitação.

Entre 1617 e 1621 publicou os sete volumes do "Epitome Astronomiae Copernicanae”, obra que se tornou a introdução mais importante à astronomia heliocêntrica, e que contrariava a concepção aristotélica do universo, na altura defendida pela Igreja Católica. Foi ainda autor de diversos artigos científicos sobre óptica, astronomia e matemática.

No seu percurso científico, é de destacar a convivência que teve com o prestigiado astrónomo dinamarquês Tycho BraheLink externo , a quem viria a suceder, por ocasião da sua morte, em Outubro de 1601, como matemático da corte.

Com esta sucessão, Kepler teve acesso a dados de Tycho Brahe que lhe permitiram, ao fim de várias tentativas, determinar as leis dos movimentos dos planetas e conquistar um lugar de destaque no desenvolvimento da astronomia.

Os muitos cálculos que Kepler teve de efectuar foram facilitados pelo aparecimento dos logaritmos de Neper, tendo sido Kepler o primeiro a publicar uma explicação rigorosa dos mesmos. Assim, eram muito rigorosas as tabelas astronómicas que veio a publicar, as "Tabulae Rudolphinae”.

Ao estudar o problema da determinação do volume de uma pipa de vinho, Kepler, utilizando inventos de Arquimedes, veio a colaborar nos primórdios do cálculo infinitesimal.

Durante a sua vida, Kepler foi diversas vezes perseguido pela Contra-Reforma Católica. Em 1626 a sua casa foi incendiada, facto que o levou a deixar a Aústria e a refugiar-se em Ulm, Alemanha, onde imprimiu as "Tabulae Rudolphinae”, publicadas em 1627.

Faleceu em 15 de Novembro de 1630, em Regensburg, Alemanha.

Autor: Marco Robalo

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento