e-escola

William Gilbert (1544 - 1603)

Publicado em 25/02/2002

Gilbert
William Gilbert
Fonte da imagem: WikipediaLink externo.

Gilbert delimitou um espaço específico para o magnetismo e foi o primeiro a distinguir claramente entre o magnetismo e a electricidade.

William Gilbert nasceu a 24 de Abril de 1544 em Colchester, Inglaterra.

Ingressou aos 14 anos de idade no St. John's College, em Cambridge e aí se formou em medicina. Concluído o doutoramento em 1569, partiu para Londres. Tornou-se membro do Royal College of Physicians em 1570 e aí ocupou cargos de notável importância, que culminaram com a presidência, em 1600.

William Gilbert notabilizou-se pela publicação da obra “De Magnete”, em 1600. A grande importância da sua publicação deve-se ao facto de, em vez de especular sobre a natureza dos fenómenos magnéticos, os ter tomado como objecto de experimentação. Gilbert delimitou um espaço específico para o magnetismo e foi o primeiro a distinguir claramente entre magnetismo e electricidade, atribuindo-lhe uma natureza própria e sistematizando um conjunto de propriedades fundamentais: direcção, inclinação, declinação.

Para além de ser um médico notável, foi um notável conferencista e anfitrião. Gilbert costumava reunir um grupo de estudiosos na sua casa, em Colchester, para debater todos os problemas da época. Durante o reinado da rainha Elizabeth I tornou-se o homem de ciência mais distinto de Inglaterra e ao ser convidado para médico pessoal da rainha, instituiu na corte o hábito de se realizarem reuniões periódicas, que depois se tornaram regulares e mensais, levando à formação da Royal Society, instituição que exerceu papel fundamental no desenvolvimento da ciência inglesa.

Faleceu em Londres a 30 de Novembro de 1603. Postumamente foi publicada a obra “De Mundo Nostro Sublunari Philosophia Nova”, resultado da compilação dos diversos trabalhos realizados por William Gilbert nos seus últimos anos de vida.

Autor: e-escola

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento