e-escola

Armand Fizeau (1819 - 1896)

Publicado em 25/02/2002

Fizeau
Armand Fizeau
Fonte da imagem: MactutorLink externo.

Em 1849 conseguiu pela primeira vez medir experimentalmente a velocidade da luz na superfície da Terra, facto que o notabilizou junto da comunidade científica.

Armand Hippolyte Louis Fizeau nasceu a 23 de Setembro de 1819 em Nanteuil, França. O seu pai, médico e professor de medicina em Paris, deixou-lhe uma avultada fortuna que lhe permitiu dedicar-se aos estudos e à investigação.

Frequentou o Collège Stanislas, o Collège de France e a Ècole Polytechnique e a partir de 1839 dedicou-se ao estudo de uma nova ciência: a fotografia. Em colaboração com Léon Foucault, adaptou em 1845 o "daguerreotipo" (inventado originalmente por J.M. Daguerre) para observações astronómicas e descobriu, em 1847, que a luz se propaga mais rapidamente no ar que na água. Descobriu também que o movimento de uma estrela afecta a posição das linhas no seu espectro.

Em 1849 conseguiu pela primeira vez medir experimentalmente a velocidade da luz na superfície da Terra, facto que o notabilizou junto da comunidade científica. Para determinar a velocidade da luz, Fizeau enviou um feixe através das frestas dos dentes de uma roda dentada em rotação rápida em direcção a um espelho a 8 km de distância. Ao regressar, o feixe incidia no limite da roda, sendo a velocidade ajustada de modo a que a luz não fosse vista. Isto significava que a luz que tinha passado através das frestas estava a ser bloqueada no seu regresso pelos dentes adjacentes na medida em que estes agora ocupavam uma posição idêntica à das frestas. O tempo necessário para que o dente percorresse esta distância era igual ao tempo que a luz levava para percorrer os 16 km, até ao espelho e voltar. Obteve assim, para a velocidade da luz um valor de 313240 km/s.

Publicou diversos artigos no "Comptes Rendus" e no "Annales de physique et de chimie". Foi o autor de "Sur la dageurréotypie"; "Sur l'interférence entre deux rayons dans le cas de grandes différences de marche"; "Vitesse de la lumière"; "Interférence des rayons calorifiques"; "Réfraction différentielle"; "Vitesse de l'électricité"; "Dilatation des cristaux". Foi eleito membro da Academie des Sciences em 1860 e membro do Bureau des Longitudes em 1878 e durante a sua vida recebeu diversos prémios e condecorações, entre os quais a "Rumford Medal" (Royal Society of London), em 1868. Faleceu a 18 de Setembro de 1896 em Venteuil, França.

Autor: e-escola

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento