e-escola

Louis de Broglie (1892 - 1987)

Publicado em 25/02/2002

DeBroglier
Louis de Broglie
Fonte da imagem: MactutorLink externo.

Pela sua proposta de que a matéria e a radiação podem ambas exibir comportamentos quer ondulatórios quer corpusculares, recebeu, em 1929, o Prémio Nobel da Física.

Louis Victor Pierre Raymond, Duque de Broglie, nasceu em 15 de Agosto de 1892 em Dieppe (França), no seio de uma família de origem nobre.

Formado inicialmente em Letras, História e Ciências, foi influenciado pelo seu irmão, Maurice de Broglie, também famoso cientista, que o incentivou a dedicar-se ao estudo da física teórica.

Louis de Broglie contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da Mecânica Quântica, ao afirmar, em 1924, que toda a matéria (e não apenas a luz) tem um comportamento ondulatório. Esta hipótese, criticada por muitos, foi mais tarde comprovada experimentalmente numa experiência em que se fez incidir um feixe de raios catódicos (electrões) numa fenda dupla, observando-se no alvo de incidência do feixe uma figura de difracção, típica dos fenómenos ondulatórios.

Em 1928 foi nomeado professor de Física Teórica da Universidade de Paris. Pela sua proposta de que a matéria e a radiação podem ambas exibir comportamentos quer ondulatórios quer corpusculares, recebeu, em 1929 o Prémio Nobel da Física.

Em 1933 foi eleito membro da Academia das Ciências de Paris e em 1942 foi designado secretário vitalício para as ciências matemáticas; em 1944 entrou para a Academia Francesa e quatro anos depois foi eleito membro estrangeiro da Academia Nacional de Ciência dos Estados Unidos. Durante a sua vida, publicou diversos trabalhos, sendo de destacar:

Faleceu em 19 de Março de 1987 em Paris.

Autor: e-escola

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento