e-escola

Charles Augustin de Coulomb (1736 - 1806)

Publicado em 25/02/2002

Coulomb
Charles Augustin de Coulomb
Fonte da imagem: WikipediaLink externo.

O seu nome ficou ligado à chamada lei de Coulomb da teoria da electricidade (...) O coulomb (C), unidade SI de carga eléctrica, é assim designado em sua homenagem.

Charles Augustin de Coulomb nasceu a 14 de Junho de 1736 em Angoulême, França. Estudou Matemática, Astronomia, Química e Botânica no Collège Mazarin, em Paris e formou-se em Engenharia Militar na École du Génie, em Mézières.

Entre 1764 e 1772 esteve destacado em Martinica, nas Caraíbas, para supervisionar os trabalhos de construção do “Fort Bourbon” e aí realizou inúmeras experiências sobre mecânica de estruturas, atrito em maquinaria e elasticidade dos metais e das fibras de seda.

Por motivos de saúde, regressou a Paris, em 1773, e a partir desta data dedicou-se exclusivamente à experimentação científica. O seu primeiro artigo científico, “Sur une application des règles, de maximis et minimis à quelque problèmes de statique, relatifs à l'architecture”, datado de 1773, contribuiu decisivamente para a utilização de cálculos precisos e rigorosos no âmbito da Engenharia.

Foi o inventor da balança de torção (1777) e entre as diversas actividades que continuou a desenvolver, realizou um estudo minucioso sobre o magnetismo terrestre (1777) e um estudo sobre as leis do atrito (1779), ambos premiados pela Académie des Sciences.

Em 1781 e 1791, apresentou à Académie des Sciences sete importantes trabalhos sobre electricidade e magnetismo. Durante este período, foi consultor de engenharia, desenvolveu diversos projectos científicos com Jean Charles Borda e teve participação activa no processo de reconhecimento das instituições com carácter científico, decorrente da Revolução Francesa. Em 1802 foi nomeado inspector geral de instrução pública, cargo que viria a desempenhar até ao final da sua vida.

O seu nome ficou ligado à chamada lei de Coulomb da teoria da electricidade, datada de 1787, que postula que a força entre duas partículas possuindo carga eléctrica é proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas, sendo atractiva para cargas de sinal oposto e repulsiva para cargas do mesmo sinal.

Faleceu a 23 de Agosto de 1806 em Paris, França. O coulomb (C), unidade SI de carga eléctrica, é assim designado em sua homenagem.

Autor: e-escola

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento