e-escola

Gustave Gaspard de Coriolis (1792 - 1843)

Publicado em 25/02/2002

Coriolis
Gustave Gaspard de Coriolis
Fonte da imagem: MactutorLink externo.

Coriolis foi um professor notável e contribuiu decisivamente para a sistematização do ensino da mecânica através da introdução de termos e definições próprias.

Gustave Gaspard de Coriolis nasceu a 21 de Maio de 1792 em Paris, França, no seio de uma família aristocrática. Ingressou na Ècole Polytechnique em 1808 e continuou os seus estudos na Ècole des Ponts et Chaussées, onde estudou mecânica e matemática aplicada à engenharia.

Iniciou a sua actividade docente em 1816, como professor assistente de Análise e Mecânica na Ècole Polytechnique. Foi professor de mecânica na École Centrale des Arts et Manufactures entre 1829 e 1836, e em 1832 tornou-se professor de mecânica na École des Ponts et Chaussées. Em 1836 foi nomeado director de estudos na École Polytechnique e aí desenvolveu importantes estudos sobre a força centrífuga.

Coriolis foi um professor notável e contribuiu decisivamente para a sistematização do ensino da mecânica através da introdução de termos e definições próprias. Dos seus estudos destacam-se as primeiras definições precisas de “trabalho” e “energia cinética”, publicadas em 1929 no artigo “Du calcul de l’effet des machines”.

O nome de Coreolis está indiscutivelmente associado à descoberta de um fenómeno, depois baptizado com o seu nome, o efeito de Coriolis. No artigo “Sur les équations du movement relatif des systèmes de corps” (1835), Coriolis desenvolveu um princípio matemático para descrever o movimento de objectos em relação a um referencial não inercial, em rotação uniforme, tal como a Terra. A descoberta de Coriolis permitiu explicar a circulação de ar em torno de um centro de altas ou baixas pressões com um deslocamento cujo sentido dependente do hemisfério onde se processa o fenómeno, o que foi fundamental para o desenvolvimento das ciências atmosféricas.

Desenvolveu ainda uma nova medida – o “dinamode” (que equivale a 1000 kg-m), publicou as obras "Théorie mathématique du jeu de billard" (1835) e "Traité de la mécanique des corps solides" (1844) e escreveu diversos artigos científicos para o "Dictionnaire de l'industrie".

Faleceu a 19 de Setembro de 1843 em Paris, França.

Autor: e-escola

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento