e-escola

John Douglas Cockcroft (1897 - 1976)

Publicado em 25/02/2002

Cockcroft
John Douglas Cockcroft
Fonte da imagem: NobelprizeLink externo.

Pelo seu contributo para a o desenvolvimento da Física, John Cockcroft, recebeu diversos prémios e condecorações, entre os quais o prémio Nobel, atribuído em 1951.

John Cockcroft nasceu a 27 de Maio de 1897 em Todmorden, Reino Unido. Foi educado na Universidade de Manchester, no Saint John's College e na Universidade de Cambridge e no início da sua carreira colaborou no Laboratório Cavendish, da Universidade de Cambridge (1924 – 1926), onde trabalhou com P. Kapitsa (1926 – 1928) na produção de campos magnéticos.

Em 1924 assumiu a direcção do Royal Society Mond Laboratory, em Cambridge e aí prosseguiu as suas investigações no campo da radioactividade. Em colaboração com o físico irlandês Ernest Walton, trabalhou na investigação da estrutura física do átomo (1931) e construiu o acelerador Cockcroft-Walton (1932), um acelerador de partículas que tornou possível a primeira fissão do núcleo de um átomo, ou seja, a primeira transmutação de um átomo em outro de forma artificial. Pelos seus trabalhos pioneiros em Física Nuclear recebeu em 1951, juntamente com Ernest Walton, o Premio Nobel da Física.

Durante a II Guerra Mundial trabalhou no desenvolvimento do radar e participou no projecto de construção da primeira central nuclear, no Canadá, país onde também dirigiu os laboratórios de Montreal e Chalk River. De regresso ao Reino Unido, foi nomeado director do Harwell Atomic Energy Research Establishment e assumiu a reitoria do Churchill College, em Cambridge.

Pelo seu contributo para a o desenvolvimento da Física, John Cockcroft, recebeu diversos prémios e condecorações, entre os quais o prémio Nobel, atribuído em 1951. Foi presidente do Institute of Physics, da Physical Society e da British Association for the Advancement of Science, membro de diversas Academias e Associações científicas e obteve o grau de Doutor Honoris Causa por cerca de 19 Universidades.

Faleceu a 18 de Setembro de 1976.

Autor: e-escola

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento