e-escola

Nicolas Bourbaki (1935 - ?)

Publicado em 23/09/2009

Nicolas Bourbaki é o pseudónimo que um grupo de matemáticos, formado em 1935, (...) decidiu adoptar para designar um projecto.

Nicolas Bourbaki é o pseudónimo que um grupo de matemáticos, maioritariamente Franceses, formado em 1935, decidiu adoptar para designar um projecto que incluía, para além de seminários, encontros e a publicação de livros, cobrindo aspectos fundamentais em várias áreas da matemática.

Bourbaki

Nicolas Bourbaki
Fonte da imagem: TrucsmathsLink externo.

Embora seja um nome fictício, o Grupo Bourbaki, oficialmente conhecido como a Associação de Colaboradores de Nicolas Bourbaki, tem um gabinete em seu nome na École Normale Supérieure, em Paris.

Durante vários anos pensava-se que o indivíduo existia mesmo e as pessoas admiravam os seus trabalhos.

O projecto evidencia-se pela sua apresentação rigorosa e formal da matemática, na altura pouco praticada, e pela sua abordagem extremamente abstracta, pouco habitual até então. Hoje em dia, é um nome respeitado por toda a comunidade matemática, embora no início do projecto tenha sido alvo de bastante polémica. Esta visão levou ao afastamento dos métodos então usados na Matemática, face aos utilizados na Física Teórica.

O grupo é responsável pela edição de volumes completos cobrindo aspectos fundamentais das mais variadas áreas da matemática. As suas primeiras obras sobre Teoria dos Conjuntos estabeleceram esta teoria como base de toda a matemática, tendo todas as outras áreas sido construídas usando as ferramentas e os axiomas desta teoria. Os seus livros cobrem e constroem as apresentações e as formulações que hoje conhecemos da Álgebra Moderna, Topologia, Análise Funcional, Grupos e Álgebras de Lie. A sua última obra oficial foi publicada em 1983.

O grupo era também conhecido pela sua intensa actividade em seminários.

Os membros fundadores do Grupo foram matemáticos ligados à ENS, destacando-se:

Mais tarde juntaram-se ao grupo matemáticos como:

Ainda hoje se realizam os seminários Bourbaki, embora com uma periodicidade reduzida.

Autor: Marco Robalo

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento