e-escola

Alexander Graham Bell (1847 - 1922)

Publicado em 25/02/2002

Bell
Alexander Graham Bell
Fonte da imagem: WikipediaLink externo.

Bell construiu, em 1876, o primeiro telefone. (...) No decurso da sua vida Bell registou 18 patentes em seu nome e 12 com os seus colaboradores.

Alexander Graham Bell nasceu em Edimburgo, Escócia, a 3 de Março de 1847. Estudou durante alguns anos na Universidade de Edinburgo e na Universidade de Londres e aos 23 anos de idade emigrou para o Canadá. Em 1871 partiu para os Estados Unidos da América, onde fundou uma escola para crianças com dificuldades auditivas.

Em 1873, Bell foi nomeado Professor de Fisiologia Vocal em Boston e aí se tornou, em 1877, professor particular de Mabel, uma rapariga que tinha deixado de ouvir aos cinco anos de idade por motivos de doença e com quem acabou por se casar a 11 de Julho de 1877.

Na sua época, o telégrafo estava em pleno desenvolvimento e as companhias telegráficas enfrentavam um problema: as linhas telegráficas só permitiam, em cada fio, o envio de uma mensagem de cada vez e num sentido, o que limitava a capacidade das linhas e a velocidade de transmissão, pois as mensagens ficavam retidas até poderem ser enviadas.

Baseado em conhecimentos que adquirira no estudo da fisiologia do ouvido humano, Bell começou a trabalhar, em 1872, no “telégrafo harmónico” e a 6 de Abril de 1875 patenteou o mecanismo que permitiu enviar dois sinais em simultâneo. Em Setembro do mesmo ano, Bell começou a escrever com John Watson as especificações para o que viria a ser mais tarde o telefone. Após longos ensaios, Bell construiu em 1876, o primeiro telefone. A primeira demonstração pública da sua invenção ocorreu em 1877, na Centennial Exposition, em Filadélfia, onde estiveram presentes o Imperador Pedro II do Brasil (D. Pedro IV de Portugal) e o cientista inglês Lord Kelvin. Em 1878 construiu a sua empresa, a American Bell Telephone Company.

Abandonou a direcção da American Bell Telephone Company em 1879 e com as receitas da sua invenção, fundou um laboratório no Canadá, onde continuou as suas experiências na área da comunicação. Patenteou o gramofone e o cilindro de gravação em cera, bem como cilindros de folha de metal. Efectuou diversas experiências com gravações em discos planos e por galvanoplastia, imprimindo as gravações por meio de campos magnéticos permanentes.

Em 1881, desenvolveu dois dispositivos para localizar massas metálicas no corpo humano: um método de variação de indução ("balança de indução") que foi experimentado pela primeira vez no corpo do Presidente Garfield, que tinha sido assassinado nesse mesmo ano, outro baseado no sistema do telefone que produzia um clique no receptor quando este tocava numa placa metálica. Inventou ainda um sistema de arrefecimento por ar, um processo de dessalinização da água do mar, uma forma primitiva de pulmão de aço e uma máquina que separava automaticamente os cartões perfurados do censo populacional. No decurso da sua vida Bell registou 18 patentes em seu nome e 12 com os seus colaboradores.

Foi nomeado presidente da National Geographic Society em 1898. Morreu a 2 de Agosto de 1922, com 75 anos de idade em Beinn Bhreagh, no Canadá.

Autor: e-escola

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento