e-escola

Charles Babbage (1791 - 1871)

Publicado em 25/02/2002

Babbage
Charles Babbage
Fonte da imagem: MactutorLink externo.

A sua grande paixão era a construção e o desenvolvimento de calculadores mecânicos e a ela dedicou grande parte da sua vida.

Charles Babbage nasceu em 26 de Dezembro de 1791, em Londres, Inglaterra.

Estudou matemática no Trinity College, Cambridge e foi professor de matemática na University of Cambridge (1828-1839), onde teve um papel importante na reestruturação do ensino da disciplina.

Fundou a “Analytical Society”, juntamente com Herschel e Peacock e durante alguns anos dedicou-se à elaboração de vários artigos e ensaios sobre matemática. Foi eleito membro da Royal Society em 1816 e teve um papel proeminente na fundação da Astronomical Society. Durante os anos 20, realizou em conjunto com John Herchel, algumas experiências sobre magnetismo. A sua grande paixão era a construção e o desenvolvimento de calculadores mecânicos e a ela dedicou grande parte da sua vida.

Em 1820, iniciou a construção de uma máquina que seria a primeira aproximação de um computador, a “Difference Machine”. Em 1822 demonstrou uma pequena versão da sua máquina num artigo, e recebeu a 13 Julho de 1823 uma medalha de ouro da Astronomical Society, que lhe permitiu obter financiamento do governo necessário para se dedicar à construção de uma versão mais evoluída. No entanto surgiram inúmeras dificuldades e custos adicionais, tendo o governo em 1834 recusado-se a continuar a financiar o projecto.

Nessa altura Babbage já estava a trabalhar numa nova máquina, a “Analytical Engine”. Na concepção da sua segunda máquina, Babbage baseou-se nos cartões do tear mecânico para armazenamento de informação e instruções. A “Analytical Engine” tinha uma memória constituída por grupos de 50 rodas contadoras, que podiam conter 1000 números de 50 dígitos cada (podendo, mediante perfuração e posterior releitura de cartões, estender a memória indefinidamente), e era constituída pelo moinho (a unidade aritmética da máquina, que fazia os cálculos), pela unidade de controlo (que controlava a ordem pela qual as operações eram feitas) e por mecanismos de entrada e saída. Esta estrutura profecia os modernos computadores electrónicos.

Charles Babbage foi ainda economista político, filósofo e escritor. Fundou a “British Association for the Advancement of Science” e “Statistical Society of London“ e contribuiu para o desenvolvimento de ambas.

Em ”On the Economy of Manufactures and Machinery”, Babbage fornece uma versão pioneira da Investigação Operacional.

Faleceu em Londres, em 18 de Outubro de 1871.

Autor: e-escola

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento