e-escola

Amadeo Avogrado (1776 - 1856)

Publicado em 27/10/2009

Avogrado
Amadeo Avogrado
Fonte da imagem: wikipediaLink externo.

O famoso nº 6.02×1023, que representa a quantidade de partículas, denominada mol, recebeu o nome de constante de Avogadro (...)

Amadeo Avogadro, filho do Conde Filippo Avogadro e de Anna Maria Vercellone, nasceu em Turim, Itália, a 9 de Junho de 1776. Estudou direito e, em 1800 iniciou os seus estudos de Matemática e Física. Foi professor de física e química no Real Colégio de Vercelli (1809-1820) e na Universidade de Turim (1820-1856) e dedicou grande parte do seu tempo ao estudo da física atómica e molecular.

Dois anos após a descoberta das leis de Gay-Lussac (1808), Amadeo Avogadro publicou um artigo científico no “Journal de physique" onde distinguiu claramente entre molécula e átomo. Em 1811, publicou “Essay on a Manner of Determining the Relative Masses of the Elementary Molecules of Bodies, and the Proportions in Which They Enter into These Compounds”, onde formulou a famosa lei de Avogrado. Foi também o autor de “Tratado sobre la constitución general de los cuerpos”, onde determinou o calor específico de vários corpos líquidos, sólidos e gasosos.

Avogadro, sugeriu um processo que seria fundamental para a determinação de pesos atómicos. Segundo ele, "nas mesmas condições de pressão e temperatura, o numero de moléculas que constitui qualquer gás é sempre o mesmo se o volume for igual, ou por outras palavras, o numero de moléculas é proporcional ao volume de gás". Este principio permitia comparar o peso de volumes iguais de gases diferentes. Deste modo, era possível calcular quantas vezes as moléculas de um gás pesavam mais do que as moléculas de outro gás.

A lei de Avogrado, como ficaria conhecida, foi negligenciada até Stanislao Cannizarro apresentar em 1860, no Karlsruhe Congress, um novo sistema atómico, inteiramente baseado nas investigações de Avogrado.

Avogadro faleceu em Turim a 9 de Julho de 1856. O famoso nº 6.02×10 23, que representa a quantidade de partículas denominada mol, recebeu o nome de constante de Avogadro, em homenagem póstuma.

Autor: e-escola

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento