e-escola

Componente Educativa

Tipo de conteúdos

O e-escola apresenta conteúdos de três tipos, com objectivos e natureza diferentes: os Tópicos, as Personalidades e os Destaques.

Os Tópicos são os conteúdos de cada área científica, que constituem o objecto principal do portal. Os tópicos podem incluir uma descrição teórica, exemplos e demonstrações, actividades práticas, actividades de auto-avaliação e de aplicação dos conhecimentos adquiridos. Os tópicos podem ser ilustrados e enriquecidos com diferentes tipos de media: figuras, vídeos, animações, aplicações interactivas e exercícios de correcção automática.

As Personalidades referem-se a biografias abreviadas dos autores mais influentes em cada área científica do portal.

Os Destaques são pequenos artigos de divulgação científica, sobre temas de interesse para o público em geral, ou artigos sobre eventos realizados no Instituto Superior Técnico (IST), nas áreas abrangidas pelo e-escola.

Organização dos conteúdos

Cada área científica do e-escola inclui um texto de apresentação; uma lista de endereços de web sites pertinentes na área - ligações; e a lista de tópicos, ou seja, a árvore de temas e sub-temas dos conteúdos desenvolvidos.

A árvore de temas e sub-temas funciona como um índice dos conteúdos existentes em cada área científica. Os tópicos podem ser consultados através de uma pesquisa por título do tópico, por palavra-chave, por data e por autor (à excepção de Biologia e Física que têm apenas um autor - a equipa de produção de conteúdos).

Níveis de dificuldade

No e-escola, os tópicos são organizados em três níveis de dificuldade, ou seja, cada tópico é classificado com um nível de dificuldade. O mesmo tópico pode ser desenvolvido com diferentes níveis de complexidade e profundidade, apresentando desse modo mais do que um nível de dificuldade.

Os três níveis de dificuldade que classificam os conteúdos do e-escola são os seguintes:

Na árvore de temas e sub-temas de cada área científica é possível escolher apenas os conteúdos de um determinado nível de dificuldade, ou por exemplo, apenas os tópicos dos níveis básico e intermédio (seleccionando as respectivas opções).

Modelo de aprendizagem

O e-escola segue um modelo de aprendizagem que norteia a estrutura e organização dos conteúdos de cada tópico.

Um dos aspectos fundamentais do modelo de aprendizagem é a organização dos conteúdos de cada tópico em três vertentes de aprendizagem: Aprender, Aplicar e Avaliar.

  • Aprender: nesta vertente é incluída a descrição teórica do conteúdo, a explicação de conceitos, os exemplos e demonstrações, ilustrados com imagens, vídeos e animações.
  • Aplicar: inclui as actividades práticas do tópico, as animações e aplicações interactivas, que permitem explorar e aplicar os conhecimentos adquiridos no Aprender.
  • Avaliar: é constituído por exercícios e actividades de avaliação dos conhecimentos adquiridos, com correcção automática.

Os tópicos não apresentam sempre conteúdos das três vertentes, ou seja, cada tópico pode mostrar apenas conteúdos de uma ou de duas das vertentes de aprendizagem.

Na área da matemática, devido à sua natureza construtiva, em que os assuntos mais avançados devem ser abordados somente após a aquisição de certos automatismos de cálculo, alguns tópicos, designados no seu conjunto por "módulos de formação básica", apresentam-se organizados, por decisão da equipa de produção de conteúdos da área de matemática, excepcionalmente, em três vertentes diferentes:

  • Factos: sumário de definições e resultados fundamentais.
  • Exemplos: problemas e exercícios resolvidos onde se aplicam os conceitos definidos anteriormente.
  • Exercícios: conjunto de exercícios para aferição dos conhecimentos adquiridos.

Estes conteúdos foram elaborados com o objectivo de aferir os conhecimentos de matemática ao nível do ensino secundário e, não pretendendo ensinar estas matérias, constituem um instrumento de auto-avaliação, indicado para os utilizadores que frequentam disciplinas de matemática no primeiro ano do ensino superior.

No âmbito do modelo de aprendizagem, cada tópico, em geral, apresenta informações elementares sobre o conteúdo que desenvolve, para além das vertentes de aprendizagem, nomeadamente: o nível de dificuldade, a data de publicação, o autor, as referências bibliográficas e os tópicos relacionados. Os tópicos relacionados referem-se a conteúdos existentes no e-escola, que complementam o tópico consultado e permitem continuar a adquirir ou aprofundar os conhecimentos adquiridos naquele tema.

A ficha de aprendizagem é outro elemento fundamental do modelo de aprendizagem que inclui informação pedagógica sobre cada tópico, apresentada apenas na primeira página do tópico, com os seguintes elementos:

Ficha de aprendizagem

  • um texto síntese sobre o conteúdo desenvolvido no tópico e as actividades propostas ao utilizador;
  • as palavras-chave que caracterizam os conceitos abordados no tópico;
  • os objectivos de aprendizagem que traduzem aquilo que o utilizador deverá aprender na apreensão do tópico;
  • os pré-requisitos, ou seja os conhecimentos que o utilizador deverá ter adquirido anteriormente para compreender os conceitos e conteúdos abordados no tópico.

Nem todos os tópicos do e-escola incluem a ficha de aprendizagem, uma vez que esta só começou a ser inserida nos tópicos publicados a partir do ano 2008. Esperamos, contudo - e de forma progressiva - incorporá-la em todos os tópicos do portal.

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento