O e-escola apresenta conteúdos de três tipos, com objectivos e natureza diferentes: os Tópicos, as Personalidades e os Destaques.
Os Tópicos são os conteúdos de cada área científica, que constituem o objecto principal do portal. Os tópicos podem incluir uma descrição teórica, exemplos e demonstrações, actividades práticas, actividades de auto-avaliação e de aplicação dos conhecimentos adquiridos. Os tópicos podem ser ilustrados e enriquecidos com diferentes tipos de media: figuras, vídeos, animações, aplicações interactivas e exercícios de correcção automática.
As Personalidades referem-se a biografias abreviadas dos autores mais influentes em cada área científica do portal.
Os Destaques são pequenos artigos de divulgação científica, sobre temas de interesse para o público em geral, ou artigos sobre eventos realizados no Instituto Superior Técnico (IST), nas áreas abrangidas pelo e-escola.
Cada área científica do e-escola inclui um texto de apresentação; uma lista de endereços de web sites pertinentes na área - ligações; e a lista de tópicos, ou seja, a árvore de temas e sub-temas dos conteúdos desenvolvidos.
A árvore de temas e sub-temas funciona como um índice dos conteúdos existentes em cada área científica. Os tópicos podem ser consultados através de uma pesquisa por título do tópico, por palavra-chave, por data e por autor (à excepção de Biologia e Física que têm apenas um autor - a equipa de produção de conteúdos).
No e-escola, os tópicos são organizados em três níveis de dificuldade, ou seja, cada tópico é classificado com um nível de dificuldade. O mesmo tópico pode ser desenvolvido com diferentes níveis de complexidade e profundidade, apresentando desse modo mais do que um nível de dificuldade.
Os três níveis de dificuldade que classificam os conteúdos do e-escola são os seguintes:
Na árvore de temas e sub-temas de cada área científica é possível escolher apenas os conteúdos de um determinado nível de dificuldade, ou por exemplo, apenas os tópicos dos níveis básico e intermédio (seleccionando as respectivas opções).
O e-escola segue um modelo de aprendizagem que norteia a estrutura e organização dos conteúdos de cada tópico.
Um dos aspectos fundamentais do modelo de aprendizagem é a organização dos conteúdos de cada tópico em três vertentes de aprendizagem: Aprender, Aplicar e Avaliar.
Os tópicos não apresentam sempre conteúdos das três vertentes, ou seja, cada tópico pode mostrar apenas conteúdos de uma ou de duas das vertentes de aprendizagem.
Na área da matemática, devido à sua natureza construtiva, em que os assuntos mais avançados devem ser abordados somente após a aquisição de certos automatismos de cálculo, alguns tópicos, designados no seu conjunto por "módulos de formação básica", apresentam-se organizados, por decisão da equipa de produção de conteúdos da área de matemática, excepcionalmente, em três vertentes diferentes:
Estes conteúdos foram elaborados com o objectivo de aferir os conhecimentos de matemática ao nível do ensino secundário e, não pretendendo ensinar estas matérias, constituem um instrumento de auto-avaliação, indicado para os utilizadores que frequentam disciplinas de matemática no primeiro ano do ensino superior.
No âmbito do modelo de aprendizagem, cada tópico, em geral, apresenta informações elementares sobre o conteúdo que desenvolve, para além das vertentes de aprendizagem, nomeadamente: o nível de dificuldade, a data de publicação, o autor, as referências bibliográficas e os tópicos relacionados. Os tópicos relacionados referem-se a conteúdos existentes no e-escola, que complementam o tópico consultado e permitem continuar a adquirir ou aprofundar os conhecimentos adquiridos naquele tema.
A ficha de aprendizagem é outro elemento fundamental do modelo de aprendizagem que inclui informação pedagógica sobre cada tópico, apresentada apenas na primeira página do tópico, com os seguintes elementos:
Ficha de aprendizagem
Nem todos os tópicos do e-escola incluem a ficha de aprendizagem, uma vez que esta só começou a ser inserida nos tópicos publicados a partir do ano 2008. Esperamos, contudo - e de forma progressiva - incorporá-la em todos os tópicos do portal.